Petrobras (PETR3, PETR4) elege novo Diretor de Governança e Conformidade
Ricardo Wagner de Araujo assume cargo estratégico na estatal após processo seletivo rigoroso com mandato de dois anos

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, que seu Conselho de Administração elegeu Ricardo Wagner de Araujo para o cargo de Diretor Executivo de Governança e Conformidade (DGC). O executivo assumirá a posição a partir de 13 de abril, com mandato até 13 de abril de 2027, alinhado ao prazo de gestão dos demais membros da Diretoria Executiva.
Segundo comunicado divulgado pela companhia, a eleição foi necessária devido ao encerramento do mandato do atual ocupante do cargo. O processo seletivo foi conduzido com rigor técnico, incluindo uma lista tríplice de profissionais pré-selecionados por empresa especializada em seleção de executivos.
A estatal destacou que a indicação passou por todos os procedimentos internos de governança corporativa e conformidade, com as devidas análises de conformidade e integridade exigidas no processo sucessório da companhia. Este compromisso com práticas rigorosas de conformidade é consistente com as recentes declarações da Petrobras sobre transparência em processos licitatórios.
Perfil do novo diretor
Ricardo Wagner de Araujo possui formação acadêmica robusta, sendo Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal e Mestre em Direito pela University of Notre Dame. Atualmente, exerce a função de professor no IBMEC/DF.
Com experiência superior a 18 anos na Administração Pública Federal, o executivo é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, onde desempenhou diversas funções estratégicas, incluindo os cargos de Corregedor-Geral da União e Diretor de Responsabilização de Agentes Públicos.
Antes de sua nomeação na Petrobras, Wagner atuava como Conselheiro no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão de inteligência financeira do governo federal. Sua experiência em áreas sensíveis de compliance e governança alinha-se aos desafios da diretoria que assumirá na petroleira, reforçando o perfil de solidez financeira reconhecido recentemente pela agência Fitch.
A nomeação de Wagner ocorre em um período de renovação de membros em conselhos e diretorias da companhia, que tem demonstrado atenção especial à sua estrutura de governança corporativa para sustentar seus resultados operacionais e compromissos com acionistas.
PETR4: cotação e indicadoresPetrobras
Leia também
Mais Lidas da Semana
1