Dynamo eleva participação para 5,02% na Metalúrgica Gerdau
Gestoras adquirem mais de 31 milhões de ações preferenciais da siderúrgica, ultrapassando barreira dos 5%

A Metalúrgica Gerdau (GOAU3, GOAU4) comunicou ao mercado nesta quinta-feira, 10 de abril de 2025, que recebeu informações sobre o aumento da participação acionária das gestoras Dynamo Administração de Recursos Ltda. e Dynamo Internacional Gestão de Recursos Ltda.
Segundo o documento divulgado, o conjunto de veículos de investimento geridos pelas duas empresas atingiu o montante de 31.884.246 ações preferenciais da companhia siderúrgica, o que equivale a 5,02% do total de ações preferenciais emitidas pela Metalúrgica Gerdau. Este movimento ocorre em sequência à redução da participação da BlackRock para 4,755% das ações preferenciais, anunciada em 26 de março.
A Dynamo esclarece que a participação acionária adquirida tem por objetivo exclusivamente o investimento na companhia, "sem a intenção de alterar sua composição de controle ou estrutura administrativa", e que não visa atingir nenhum percentual específico de posição acionária. Declaração semelhante foi feita pela BlackRock quando comunicou sua redução acionária.
As gestoras ainda informaram que seus veículos de investimento não possuem outros valores mobiliários referenciados nas ações da Metalúrgica Gerdau e que não foram celebrados contratos que regulem o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da empresa.
O comunicado foi assinado por Rafael Dorneles Japur, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Relações com Investidores da Metalúrgica Gerdau, em cumprimento ao disposto no parágrafo 6º do artigo 12 da Resolução CVM No 44/2021.
A divulgação desse tipo de informação é obrigatória quando um investidor atinge participação relevante no capital de uma companhia aberta, o que geralmente ocorre ao ultrapassar a marca de 5% de uma mesma classe ou espécie de ações. Vale lembrar que a Metalúrgica Gerdau concluiu recentemente um programa de recompra de 6 milhões de ações preferenciais e, no final de março, negou conhecimento sobre quedas em suas ações após questionamento da B3 sobre oscilações atípicas no preço dos papéis.
GOAU4: cotação e indicadoresMetalúrgica Gerdau
Leia também
Mais Lidas da Semana
1