Metalúrgica Gerdau cancela 6 milhões de ações preferenciais
Conselho de Administração aprova cancelamento de papéis GOAU4 sem redução do capital social da companhia

A Metalúrgica Gerdau (GOAU3, GOAU4) informou nesta segunda-feira, 28 de abril de 2025, que seu Conselho de Administração aprovou o cancelamento de 6 milhões de ações preferenciais (GOAU4). A operação ocorreu sem valor nominal e sem redução do valor do capital social da companhia.
De acordo com o fato relevante divulgado pela empresa ao mercado, após o cancelamento dos papéis, o capital social da Metalúrgica Gerdau passou a ser dividido em 365.111.201 ações ordinárias e 628.594.603 ações preferenciais, todas sem valor nominal.
A empresa destacou que a alteração do artigo 5º do Estatuto Social, necessária para refletir a nova composição acionária, deverá ser deliberada em Assembleia Geral que será convocada oportunamente pela administração da companhia.
O cancelamento de ações é uma prática adotada por empresas para reduzir o número de papéis disponíveis no mercado, o que potencialmente pode aumentar o valor das ações remanescentes e otimizar a estrutura de capital. Vale lembrar que a Metalúrgica Gerdau concluiu seu programa de recompra dessas mesmas 6 milhões de ações preferenciais no início de abril, com investimento total de aproximadamente R$ 56,16 milhões.
A Metalúrgica Gerdau é uma das principais holdings do Grupo Gerdau, um dos maiores produtores de aço das Américas, com operações industriais em diversos países. A companhia possui ações negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Recentemente, a gestora Dynamo aumentou sua participação para 5,02% do total de ações preferenciais da companhia, enquanto a BlackRock reduziu sua posição acionária para 4,755% em março deste ano.
GOAU4: cotação e indicadoresMetalúrgica Gerdau
Leia também
Mais Lidas da Semana
1