Logo do VisnoInvest

Goldman Sachs adquire 5% de participação na PRIO via derivativos

Grupo financeiro americano atinge marco de participação relevante sem alterar controle da petrolífera brasileira

por Redação — Visno Invest
publicado em: 04/04/2025 20:34 — atualizado em: .
Grupo financeiro americano atinge marco de participação relevante sem alterar controle da petrolífera brasileira

A PRIO (PRIO3) comunicou ao mercado nesta sexta-feira, 4 de abril de 2025, que recebeu informação do Goldman Sachs & Co. LLC sobre aquisição de posição acionária relevante na companhia. O banco de investimentos americano, junto com outras entidades do grupo, passou a deter o equivalente a 5,00% das ações da petrolífera brasileira, uma pequena variação em relação aos 5,05% que o banco detinha desde março.

Segundo o documento, as entidades Goldman adquiriram uma posição de derivativos com liquidação financeira equivalente a 44.774.458 ações ordinárias da PRIO. A movimentação foi realizada em 3 de abril de 2025, conforme estabelece o artigo 12 da Resolução nº 44 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), um dia em que a companhia registrou queda de 6,99% em suas ações.

No detalhamento da posição, o grupo financeiro informou que possui 3.219.300 ações, equivalentes a 0,36% do capital, através de derivativos com liquidação física. A maior parte da participação, porém, está concentrada em derivativos ISDA de balcão com liquidação exclusivamente financeira, representando 5% do total de ações da companhia.

O comunicado ressalta que "este é um investimento minoritário que não envolve mudança na composição do controle acionário ou na alteração da estrutura administrativa da Companhia". O documento também esclarece que, atualmente, as entidades Goldman não visam adquirir outras ações da PRIO.

A PRIO é a maior empresa independente de produção de óleo e gás natural do Brasil, com foco em aquisição de novos ativos e eficiência operacional para redução de custos de produção, conforme descrito no comunicado. Recentemente, a companhia divulgou certificação com aumento de 28% nas reservas e apresentou lucro líquido de US$ 1,7 bilhão no quarto trimestre de 2024.

PRIO3: cotação e indicadores
PRIO

Preço
R$ 33,40
Dividend Yield
0,00 %
P/L
2,65
P/VPA
1,05

Tags: PRIO | PRIO3