Logo do VisnoInvest

Petrobras inicia produção no FPSO Almirante Tamandaré no pré-sal

Nova unidade tem capacidade para produzir 225 mil barris de óleo por dia no Campo de Búzios

por Redação — Visno Invest
publicado em: 15/02/2025 13:33 — atualizado em: .
Pôr do sol no mar com navio
Pôr do sol no mar com navio

A Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou neste sábado (15) o início da produção do FPSO Almirante Tamandaré no Campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. A unidade é a primeira de alta capacidade a ser instalada no campo, com potencial para produzir até 225 mil barris de óleo por dia e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás.

O novo sistema de produção, que representa o sexto em operação em Búzios, contribuirá para que o campo alcance a marca de 1 milhão de barris de óleo por dia no segundo semestre de 2025. A companhia projeta que Búzios se torne seu maior campo produtor, com expectativa de atingir 2 milhões de barris diários até 2030.

A infraestrutura do FPSO inclui 15 poços conectados à plataforma, sendo 7 produtores de óleo, 6 injetores de água e gás, 1 conversível e 1 injetor de gás. A unidade foi afretada junto à SBM Offshore e incorpora tecnologias avançadas de descarbonização.

Entre as inovações implementadas na plataforma, destaca-se o sistema de flare fechado, que reduz as emissões de gases de efeito estufa, além de tecnologias para aproveitamento de calor que otimizam o consumo energético da unidade.

O projeto é operado pela Petrobras em consórcio com as empresas chinesas CNOOC e CNODC, além da PPSA, responsável pela gestão dos contratos de partilha da produção.

PETR4: cotação e indicadores
Petrobras

Preço
R$ 38,44
Dividend Yield
20,56 %
P/L
5,85
P/VPA
1,26

Tags: Petrobras | PETR3 | PETR4