BlackRock ultrapassa 5% de participação na Marcopolo (POMO4)
Gestora global de investimentos adquire fatia relevante nas ações preferenciais da fabricante brasileira de ônibus

A Marcopolo (POMO3, POMO4), fabricante brasileira de carrocerias de ônibus, informou nesta sexta-feira, 2 de maio de 2025, que a gestora global BlackRock ultrapassou a marca de 5% de participação em suas ações preferenciais, atingindo patamar que exige divulgação ao mercado.
De acordo com o comunicado, a BlackRock adquiriu, em nome de seus clientes e na qualidade de administrador de investimentos, 36.333.062 ações preferenciais, representando aproximadamente 5,002% do total desta classe de ações emitidas pela companhia. Esta movimentação marca uma reversão da redução de participação que a gestora havia realizado em março deste ano.
Além das ações preferenciais, a gestora americana também detém 13.881.582 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações preferenciais com liquidação financeira, equivalentes a 1,911% do total, e 2.647.148 ações ordinárias, correspondentes a 0,646% dessa categoria.
A BlackRock, que tem sede registrada em Nova Iorque (EUA), declarou no documento que o objetivo das participações é estritamente de investimento, sem qualquer intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da Marcopolo.
A companhia informou ainda que não foram celebrados quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela empresa brasileira.
A data de referência da aquisição que elevou a participação para patamar superior a 5% foi 29 de abril de 2026, conforme consta no documento enviado ao Diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.
O comunicado atende às exigências da Resolução nº 44 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que determina a divulgação de informações quando um investidor atinge participação relevante no capital de companhias abertas.
Esta movimentação da BlackRock ocorre poucos dias após a Marcopolo ter divulgado seus resultados trimestrais e em um contexto de recentes alterações na composição acionária da fabricante de ônibus.
POMO4: cotação e indicadoresMarcopolo
Leia também
Mais Lidas da Semana
1