Logo do VisnoInvest

Eletrobras aplica terceira advertência a conselheiro por falta grave

Conselho de Administração advertiu Marcelo Gasparino por divulgação de informações confidenciais às vésperas da Assembleia Geral

por Redação — Visno Invest
publicado em: 27/04/2025 16:37 — atualizado em: .
Conselho de Administração advertiu Marcelo Gasparino por divulgação de informações confidenciais às vésperas da Assembleia Geral

A Eletrobras (ELET3, ELET6) comunicou ao mercado neste domingo (27) que seu Conselho de Administração aplicou, por unanimidade, a terceira advertência ao conselheiro Marcelo Gasparino da Silva, por conduta classificada como falta grave. A decisão foi tomada em reunião realizada em 26 de abril de 2025.

De acordo com o documento divulgado pela companhia, as infrações envolvem reincidência em condutas que violam a Lei nº 6.404/76 (Lei das S.A.) e normas internas da empresa. O conselheiro já havia recebido duas advertências anteriores, em 28 de março e 16 de abril deste ano.

A terceira advertência foi motivada pela publicação realizada pelo conselheiro em seu perfil pessoal de rede social (LinkedIn) em 25 de abril, classificada como "infração grave por reincidência e pela sensibilidade do material confidencial divulgado indevidamente a pessoa estranha à empresa".

Entre as violações apontadas estão o descumprimento do Código de Conduta, da Política de Gestão de Documentos e Informações Corporativas e do Regulamento de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação, além de infrações aos deveres de lealdade e diligência previstos na Lei das S.A.

O comunicado destaca que a primeira advertência, de 28 de março, foi aplicada devido a publicações que "não guardam relação com a veracidade dos fatos ocorridos" registrados em atas do Conselho. Já a segunda, de 16 de abril, decorreu da divulgação em mídia social de informação classificada como confidencial.

A Eletrobras justificou a imediata comunicação aos acionistas devido à proximidade da Assembleia Geral Ordinária, marcada para 29 de abril, na qual consta a candidatura do conselheiro advertido para novo mandato no Conselho de Administração. Este processo de renovação do Conselho foi detalhado em carta aos acionistas divulgada anteriormente, quando o presidente do Conselho, Vicente Falconi Campos, explicou o processo sucessório para o biênio 2025-2027.

O vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores, Eduardo Haiama, informou que o detalhamento das análises das condutas irregulares e o inteiro teor das três advertências foram anexados ao comunicado. As medidas foram tomadas pelo Conselho em cumprimento aos seus deveres fiduciários, após análise prévia pelo Comitê de Auditoria e Riscos da companhia.

ELET3: cotação e indicadores
Eletrobras

Preço
R$ 43,91
Dividend Yield
1,97 %
P/L
9,51
P/VPA
0,81

Tags: Eletrobras | ELET3 | ELET5 | ELET6