Eletrobras anuncia desistência de Guido Mantega do Conselho Fiscal
União Federal adiará indicação para cargo no órgão fiscalizador da companhia após comunicado oficial do Ministério de Minas e Energia

A Eletrobras (ELET3, ELET5, ELET6) informou neste domingo, 27 de abril de 2025, que recebeu notificação do Ministério de Minas e Energia sobre a desistência de Guido Mantega ao cargo de membro titular do Conselho Fiscal da companhia.
De acordo com o comunicado divulgado pela maior empresa de energia elétrica da América Latina, o Ofício nº 195/2025/GM-MME, recebido na última sexta-feira (25), indica que a nova indicação da União Federal para preencher a vaga ocorrerá "oportunamente".
O documento foi assinado por Brenno Leopoldo Cavalcante de Paula, Chefe de Gabinete substituto do Ministro de Estado de Minas e Energia, e endereçado ao presidente da Eletrobras, Ivan de Souza Monteiro. O ofício também foi enviado ao Coordenador-Geral de Assuntos Societários da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
O Conselho Fiscal é um órgão independente da administração, responsável pela fiscalização das atividades da gestão administrativa e pela verificação do cumprimento dos deveres legais e estatutários da empresa. Suas atribuições incluem a análise de demonstrações financeiras e a emissão de pareceres sobre o desempenho econômico-financeiro da companhia.
A companhia não revelou detalhes sobre os motivos da desistência nem indicou possíveis nomes para substituição. A União Federal, como acionista da empresa, tem direito a indicações no Conselho Fiscal, apesar da privatização da Eletrobras ocorrida em 2022.
O comunicado foi assinado por Eduardo Haiama, Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, seguindo os procedimentos de divulgação de informações ao mercado.
ELET3: cotação e indicadoresEletrobras
Leia também
Mais Lidas da Semana
1