Marcopolo (POMO3, POMO4) registra lucro de R$ 243,1 milhões no 1T25
Empresa apresenta crescimento expressivo nas operações internacionais e exportações, apesar da queda no mercado doméstico

A Marcopolo S.A. (POMO3, POMO4), líder no mercado brasileiro de carrocerias de ônibus, divulgou nesta quarta-feira, 30 de abril de 2025, seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2025. A companhia registrou lucro líquido de R$ 243,1 milhões, com margem líquida de 14,5%.
A receita líquida total atingiu R$ 1,67 bilhão no período, representando um crescimento de 1,3% em comparação ao mesmo trimestre de 2024. O desempenho foi sustentado principalmente pelo forte crescimento de 68% nas operações internacionais, que alcançaram R$ 569,8 milhões, e pelo aumento de 86,3% nas exportações, que totalizaram R$ 175,1 milhões.
No mercado doméstico, a Marcopolo enfrentou desafios, com queda de 23,7% na receita proveniente do Brasil, que ficou em R$ 932,5 milhões. Segundo o relatório, o primeiro trimestre foi afetado por características sazonais do mercado, férias coletivas no Brasil e um mix de produtos mais leve.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 262 milhões, com margem de 15,6%, representando uma redução de 16,9% em relação ao 1T24. Já o ROIC (Retorno sobre Capital Investido) da companhia ficou em 26,2%.
Entre os destaques operacionais, a empresa reportou crescimento significativo em mercados internacionais como Argentina, onde houve um aumento de 266,7% nas unidades produzidas, Austrália (+31,5%) e África do Sul (+38%). A produção na China aumentou 131,3% em relação ao 1T24.
Para os próximos trimestres, a Marcopolo projeta crescimento gradual de volumes, com diluição de despesas e maior eficiência operacional. A companhia informou que mantém sua política de pagamento de proventos, recentemente demonstrada com a aprovação de juros sobre capital próprio, e prevê nível de investimentos semelhante a 2024, com endividamento reduzido.
Na distribuição por segmento, os ônibus rodoviários representaram 36,2% da receita líquida no trimestre, seguidos por urbanos (27,6%), Volare (20,7%), e demais categorias. A empresa destacou ainda a entrega de 32 carrocerias Attivi para ônibus elétricos em São Paulo.
Vale ressaltar que os resultados do primeiro trimestre são divulgados em um momento em que a empresa passou por mudanças em sua composição acionária, com alguns investidores institucionais reduzindo suas participações nos últimos meses.
POMO4: cotação e indicadoresMarcopolo
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