Casas Bahia (BHIA3) anuncia incorporação de subsidiária de consórcios
Operação visa simplificar estrutura societária e aumentar eficiência operacional sem impacto no capital social

A Casas Bahia (BHIA3) anunciou neste domingo, 30 de março de 2025, a aprovação da incorporação de sua subsidiária integral Globex Administradora de Consórcios Ltda. (GAC). A decisão foi tomada durante reunião do Conselho de Administração realizada em 26 de março, conforme divulgado em Fato Relevante ao mercado.
De acordo com o documento, a incorporação tem como principal objetivo a consolidação e integração dos ativos da GAC nas estruturas societárias e operacionais da Companhia. A operação busca otimizar e simplificar as estruturas existentes, promovendo aumento de eficiência, redução de custos e ganho de sinergias.
A incorporação não resultará em aumento do capital social da Casas Bahia, nem na emissão de novas ações ou qualquer alteração na composição acionária da companhia, uma vez que a totalidade das quotas da GAC já pertence direta e indiretamente à varejista.
"A Incorporação está alinhada com a estratégia de otimização das estruturas societárias e de negócios da Companhia", informou a Casas Bahia no documento. A empresa estima que os custos e despesas totais da operação, incluindo honorários de assessores jurídicos, financeiros e avaliadores, somam aproximadamente R$ 70 mil.
A administração da companhia afirmou que não vislumbra riscos relevantes na implementação da incorporação. A Globex Administradora de Consórcios tem como objeto social a administração de grupos de consórcios de bens duráveis em geral e exercício de atividades anexas e complementares.
A incorporação será submetida à aprovação em Assembleia Geral Extraordinária da Casas Bahia, a ser realizada em 30 de abril de 2025, na mesma data da AGO já prevista no calendário de eventos corporativos da empresa. O processo envolve a absorção do patrimônio líquido da GAC pela companhia, nos termos do artigo 227 da Lei das Sociedades por Ações, com a consequente extinção da subsidiária.
A empresa especializada Apriori Consultoria Contábil e Tributária foi responsável pela elaboração do laudo de avaliação do patrimônio líquido da GAC, com data-base de 28 de fevereiro de 2025. O processo de incorporação não está sujeito à aprovação de autoridades reguladoras brasileiras ou estrangeiras.
A reestruturação societária acontece em um momento positivo para a varejista, que reduziu seu prejuízo em 60% em 2024, demonstrando avanços em sua estratégia de recuperação operacional. A simplificação das estruturas corporativas também reforça o compromisso com a transparência que a companhia tem mantido com o mercado, inclusive perante os novos investidores relevantes, como Rafael Ferri, que recentemente atingiu 5,11% de participação no capital social da empresa.
BHIA3: cotação e indicadoresCasas Bahia
Leia também
Mais Lidas da Semana
1