Hypera (HYPE3) recebe indicações para Conselho Fiscal
Acionistas Brasil Capital e Geração L. PAR apresentam candidatos para eleição em abril de 2025

A Hypera S.A. (HYPE3) informou ao mercado nesta quinta-feira, 27 de março de 2025, que recebeu solicitações de dois acionistas para inclusão de candidatos no Boletim de Voto a Distância para concorrerem a vagas do Conselho Fiscal. Os indicados participarão da eleição durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) marcada para o dia 25 de abril.
De acordo com o comunicado, as solicitações foram apresentadas pelos fundos de investimento geridos pela BC Gestão de Recursos Ltda. (Brasil Capital) e pelo acionista Geração L. PAR Fundo de Investimento em Ações. Os candidatos concorrerão na eleição em separado de membro efetivo e respectivo suplente, conforme previsto no artigo 161, §4º, I, da Lei das Sociedades por Ações.
A Brasil Capital indicou Valdir Renato Coscodai para a vaga de membro titular do Conselho Fiscal. O candidato é contador com graduação pelas universidades Católicas de Pernambuco e São Paulo, possui MBA em finanças pelo Ibmec e é conselheiro certificado pelo IBGC. Coscodai presidiu o Ibracon (Instituto de Auditoria Independente do Brasil) entre 2021 e 2023 e foi sócio da PwC por 40 anos.
Para a posição de membro suplente, a gestora indicou Valdir Augusto Assunção, contador com mais de 35 anos de experiência em auditoria de demonstrações financeiras, que atuou por 21 anos como sócio na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes.
Já o fundo Geração L. PAR indicou Patricia Valente Stierli como candidata a conselheira fiscal titular. Stierli é administradora de empresas e possui certificação do IBGC, com experiência em conselhos de administração e fiscais de diversas companhias. Para membro suplente, foi indicado Ricardo Rangel Costa, professor com vasta experiência no Banco do Brasil S.A. desde 1997.
A Hypera informou que incluirá os nomes destes candidatos no Boletim de Voto a Distância para a AGO, que será reapresentado dentro do prazo regulamentar. A companhia destacou que os candidatos concorrerão na eleição em separado, mecanismo que garante representatividade aos acionistas minoritários.
O Conselho Fiscal tem função de fiscalização dos atos da administração, opinando sobre as demonstrações financeiras e garantindo maior transparência para os acionistas. Os nomes indicados possuem experiência em governança corporativa e mercado de capitais, aspecto valorizado pelos investidores institucionais.
A movimentação ocorre em um momento de importantes mudanças na estrutura de governança da Hypera, que recentemente reestruturou sua diretoria estatutária e passa por alterações na composição acionária, incluindo a celebração de acordo de voto entre seu bloco controlador e a Votorantim, que adquiriu 11% do capital da companhia. Entre outros acionistas relevantes está João Queiroz Filho, com 27,31% do capital. A Hypera também registrou lucro líquido de R$1,33 bilhão em 2024 e aprovou recente distribuição de juros sobre capital próprio no valor de R$ 184,7 milhões.
HYPE3: cotação e indicadoresHypera
Leia também
Mais Lidas da Semana
1