João Queiroz Filho atinge 27,31% do capital da Hypera (HYPE3)
Participação acionária foi alcançada após liquidação de derivativos na modalidade total return swap

A Hypera (HYPE3) informou ao mercado nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, que João Alves de Queiroz Filho atingiu participação acionária correspondente a 27,31% do capital social da companhia. O comunicado revela que o empresário passou a deter 173.000.000 ações ordinárias da farmacêutica.
De acordo com o documento divulgado, a posição foi alcançada por meio da liquidação integral de instrumentos financeiros derivativos na modalidade total return swap, referenciados em ações ordinárias de emissão da Hypera Pharma. A comunicação foi realizada em conformidade com o artigo 12 da Resolução CVM nº 44/21.
Na notificação enviada à companhia, o empresário esclareceu que as operações foram realizadas em bolsa de valores por sua controlada JAQF Participações Ltda. O documento destaca ainda que João Queiroz Filho não possui qualquer outro valor mobiliário ou instrumento financeiro derivativo referenciado em ações da Hypera.
O acionista também informou que participa do Acordo de Acionistas da Hypera S.A., celebrado originalmente em 23 de junho de 2010 e que passou por aditamentos em diferentes datas, sendo o mais recente em 9 de junho de 2020. Este acordo estabelece regras sobre a composição do Bloco de Controle e administração da companhia.
Segundo o comunicado, as operações recentes se inserem na estratégia de investimento executada pelo empresário ao longo dos últimos meses e não visam alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa atual da empresa, que recentemente anunciou mudanças em sua diretoria.
Este movimento ocorre apenas cinco dias após a gestora britânica Mondrian elevar sua participação para 5,10% do capital social da Hypera, reforçando o interesse de grandes investidores nas ações da farmacêutica.
HYPE3: cotação e indicadoresHypera
Leia também
Mais Lidas da Semana
1