Copel mantém rating máximo 'AAA(bra)' pela Fitch Ratings
Classificação de risco reafirmada para empresa e subsidiárias reforça solidez financeira

A Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) anunciou nesta segunda-feira, 19 de maio de 2025, que a agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou o rating de longo prazo 'AAA(bra)' para a companhia e suas subsidiárias integrais. A nota, que representa o nível mais alto possível na escala nacional da Fitch, foi mantida com perspectiva estável.
A avaliação máxima foi preservada para a Copel e suas três subsidiárias integrais: Copel Geração e Transmissão S.A., Copel Distribuição S.A. e Copel Serviços S.A. Segundo o comunicado divulgado pela empresa paranaense, a manutenção do rating reflete principalmente o sólido perfil de negócios da companhia, que recentemente registrou lucro de R$ 576,9 milhões no primeiro trimestre de 2025.
De acordo com a análise da Fitch, os importantes e rentáveis ativos de geração, transmissão e distribuição de energia da Copel contribuem significativamente para diluir riscos operacionais e regulatórios. Este equilíbrio entre diferentes segmentos do setor elétrico fortalece a posição financeira da empresa, que reportou crescimento de 3,3% no mercado de energia no início do ano.
A manutenção da nota máxima pela agência de classificação reforça o compromisso da Copel com a eficiência operacional e a disciplina na alocação de capital, fatores que estão alinhados à estratégia sustentável da companhia, conforme destacado no comunicado. Essa estratégia inclui iniciativas como a nova Política de Dividendos com distribuição mínima de 75% do Lucro Líquido, aprovada recentemente.
O rating 'AAA(bra)' indica a expectativa de risco de inadimplência mais baixa possível em relação a outros emissores ou obrigações no mercado brasileiro, o que pode representar vantagens para a Copel em futuras captações de recursos no mercado financeiro. A solidez demonstrada pela empresa tem atraído investidores relevantes, como a gestora americana GQG Partners que recentemente atingiu participação de 5,01% das ações ordinárias da companhia.
CPLE6: cotação e indicadoresCopel
Leia também
Mais Lidas da Semana
1