Investidor adquire 17,92% das ações preferenciais A da Copel
Victor Adler atinge participação relevante com 560.600 papéis CPLE5, sem intenção de mudar controle

A Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) comunicou nesta quinta-feira, 15 de maio de 2025, que recebeu notificação sobre aquisição de participação acionária relevante em seu capital social. Segundo o documento, o investidor Victor Adler atingiu participação correspondente a aproximadamente 17,92% das ações preferenciais da classe "A" da companhia.
De acordo com o comunicado divulgado pela empresa paranaense, a participação totaliza 560.600 ações preferenciais classe A. A informação foi transmitida pelo próprio investidor à companhia em 14 de maio, em atendimento às exigências da Resolução CVM nº 44/2021, alterada pela Resolução CVM nº 60/2022.
Victor Adler informou que a posição foi alcançada em conjunto com pessoas vinculadas a ele, por meio de operações liquidadas na Bolsa de Valores no dia anterior à comunicação. O investidor ressaltou que a aquisição foi efetuada como estratégia de investimento e não tem por objetivo alterar a administração ou a composição do controle da Copel.
Esta é a segunda movimentação acionária relevante na Copel em poucos dias, já que a gestora americana GQG Partners LLC atingiu 5,01% das ações ordinárias da companhia na semana passada, também declarando não ter intenção de alterar o controle ou estrutura administrativa da empresa.
A Companhia Paranaense de Energia, uma das principais empresas do setor elétrico brasileiro, possui ações negociadas na B3 (CPLE3, CPLE5, CPLE6), na NYSE (ELP, ELPC) e na LATIBEX (XCOP, XCOPO). O aumento do interesse de investidores ocorre após a companhia aprovar uma nova Política de Dividendos com distribuição mínima de 75% do Lucro Líquido e registrar lucro de R$ 576,9 milhões no primeiro trimestre de 2025. Com esta movimentação, Adler se torna um acionista relevante especificamente no segmento de ações preferenciais classe A da companhia.
CPLE6: cotação e indicadoresCopel
Leia também
Mais Lidas da Semana
1