Copel anuncia nova política de dividendos com distribuição mínima de 75%
Elétrica paranaense define estrutura ótima de capital com alavancagem de 2,8x dívida líquida/EBITDA

A Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) anunciou nesta sexta-feira, 9 de maio de 2025, a aprovação pelo Conselho de Administração de sua estrutura ótima de capital e uma nova Política de Dividendos, que visa reforçar uma distribuição de lucros equilibrada e sustentável aos acionistas.
De acordo com o fato relevante divulgado pela companhia, a nova política estabelece a distribuição mínima de 75% do Lucro Líquido aos acionistas, com frequência de pagamento de pelo menos duas vezes ao ano, proporcionando maior previsibilidade do fluxo de proventos. Este anúncio ocorre apenas duas semanas após a distribuição de R$ 1,25 bilhão em dividendos aprovada pela companhia.
A elétrica paranaense definiu sua estrutura ótima de capital considerando uma alavancagem financeira de 2,8x, mensurada pela relação dívida líquida/EBITDA. A política estabelece ainda uma faixa de tolerância de 0,3x para mais (3,1x) ou para menos (2,5x), desde que haja convergência em até 24 meses para o centro da faixa. Vale destacar que a empresa registrou alavancagem de 2,3x nos resultados do primeiro trimestre divulgados recentemente.
A nova política de dividendos busca equilibrar o retorno aos acionistas com a solidez financeira da companhia, considerando também as necessidades de caixa e oportunidades de investimento. O montante anual de proventos levará em conta os parâmetros financeiros apurados no final de cada exercício social, após a companhia ter registrado lucro de R$ 2,8 bilhões em 2024.
A íntegra da Nova Política de Dividendos está disponível no site de relações com investidores da companhia. A Copel é uma das principais empresas do setor elétrico brasileiro, com ações negociadas na B3, NYSE e Latibex.
CPLE6: cotação e indicadoresCopel
Leia também
Mais Lidas da Semana
1