GQG Partners atinge 5,01% de participação na Copel (CPLE3)
Gestora americana adquire mais de 65 milhões de ações ordinárias da companhia paranaense de energia

A Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) comunicou ao mercado nesta sexta-feira, 9 de maio de 2025, que a gestora americana GQG Partners LLC atingiu participação acionária relevante na companhia. A gestora aumentou sua participação para 65.162.324 ações ordinárias, o que representa 5,01% do total de ações ordinárias de emissão da empresa paranaense.
No comunicado, a Copel destacou que a GQG Partners declarou não haver qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da companhia do qual a gestora seja parte.
A gestora americana também informou que possui poderes de voto em nome de alguns de seus clientes. Segundo a carta enviada à companhia, a participação caracteriza-se como um investimento minoritário sem intenção de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa.
"Trata-se de um investimento minoritário que não tem o objetivo de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia", afirmou a GQG Partners na correspondência. A gestora também declarou que não pretende adquirir ações adicionais com a intenção de assumir o controle da empresa.
O aumento da participação da gestora na Copel ocorre poucos dias após a companhia aprovar nova Política de Dividendos que estabelece distribuição mínima de 75% do Lucro Líquido aos acionistas, e também depois da empresa registrar lucro de R$ 576,9 milhões no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O documento esclarece que o representante legal dos clientes da GQG Partners no Brasil é a Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários SA. O comunicado foi assinado por Salvatore DiGangi, Global Chief Compliance Officer da GQG Partners LLC.
A divulgação está em conformidade com a Resolução CVM nº 44/2021, alterada pela Resolução CVM nº 60/2022, que estabelece a obrigatoriedade de comunicação quando um investidor atinge participação relevante em uma companhia aberta.
CPLE6: cotação e indicadoresCopel
Leia também
Mais Lidas da Semana
1