Gerdau cancela mais de 24 milhões de ações sem reduzir capital
Siderúrgica mantém plano de recompra de ações anunciado em janeiro

A Gerdau (GGBR3, GGBR4) anunciou nesta segunda-feira, 28 de abril de 2025, o cancelamento de 24,5 milhões de ações de sua emissão, sem redução do valor do capital social. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da companhia em reunião realizada na mesma data.
De acordo com o fato relevante divulgado ao mercado, foram canceladas 517.600 ações ordinárias (GGBR3) e 24.000.000 ações preferenciais (GGBR4). Após a operação, o capital social da siderúrgica passou a ser dividido em 718.346.219 ações ordinárias e 1.309.848.730 ações preferenciais, todas sem valor nominal.
A respectiva alteração do artigo 4º do Estatuto Social da Gerdau, que refletirá a nova quantidade de ações, deverá ser deliberada em Assembleia Geral a ser convocada oportunamente pela companhia.
A administração da Gerdau também ressaltou no comunicado que o atual plano de recompra de ações, divulgado via Fato Relevante em 20 de janeiro de 2025, permanece vigente. A medida de cancelamento das ações representa uma estratégia da companhia para otimizar sua estrutura de capital.
O cancelamento de ações é uma prática comum entre empresas de capital aberto e geralmente ocorre após programas de recompra. A medida pode beneficiar os acionistas ao reduzir o número total de ações em circulação, potencialmente aumentando o valor por ação e os indicadores de rentabilidade por papel.
Esta decisão acontece no mesmo dia em que a siderúrgica também aprovou a incorporação de sua subsidiária Gerdau Summit e concluiu aquisições no setor energético, demonstrando um movimento amplo de reorganização estrutural da companhia.
GGBR4: cotação e indicadoresGerdau
Leia também
Mais Lidas da Semana
1