Gerdau (GGBR3, GGBR4) aprova incorporação da subsidiária Summit
Operação visa otimizar estrutura organizacional e gerar maior sinergia entre negócios da siderúrgica

A Gerdau (GGBR3, GGBR4) informou ao mercado nesta segunda-feira, 28 de abril de 2025, que seu Conselho de Administração aprovou a incorporação de sua subsidiária integral Gerdau Summit Aços Fundidos e Forjados S.A. A decisão ainda será submetida à deliberação na Assembleia Geral Extraordinária, marcada para o dia 30 de maio de 2025.
De acordo com o Fato Relevante divulgado pela companhia, a operação está alinhada à estratégia da siderúrgica de intensificar sinergias entre seus negócios e ampliar a oferta de produtos e serviços de maior valor agregado aos seus clientes.
A incorporação da Gerdau Summit, especializada em aços fundidos e forjados, proporcionará, segundo a empresa, a otimização e simplificação da estrutura organizacional do grupo. O movimento reflete a tendência de consolidação no setor siderúrgico brasileiro, que enfrenta desafios de competitividade no cenário global.
A Gerdau Summit, que agora será totalmente incorporada à estrutura da controladora, atua no fornecimento de componentes para os setores eólico, de óleo e gás, e industrial. Com a integração, a Gerdau busca fortalecer sua posição em segmentos estratégicos que demandam produtos de maior complexidade tecnológica.
A companhia não detalhou no comunicado os impactos financeiros esperados com a operação, mas analistas de mercado avaliam que a incorporação deve gerar economia de custos administrativos e tributários, além de potencializar a capacidade de inovação da Gerdau em produtos especiais.
Esta decisão estratégica ocorre pouco mais de um mês após a empresa responder a questionamentos sobre oscilações em suas ações e algumas semanas depois de mudanças importantes em seu Conselho de Administração, quando dois acionistas preferencialistas desistiram de indicações para o órgão deliberativo.
GGBR4: cotação e indicadoresGerdau
Leia também
Mais Lidas da Semana
1