Eletrobras convoca AGOE para eleição do Conselho de Administração
Assembleia será realizada em 29 de abril com proposta que inclui renovação de 40% do colegiado e maior foco em expertise no setor elétrico

A Eletrobras (ELET3, ELET5, ELET6) divulgou nesta segunda-feira, 14 de abril de 2025, a convocação para a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) que será realizada no dia 29 de abril, às 14:30h, em formato exclusivamente digital. O principal tema da reunião será a eleição do novo Conselho de Administração da companhia para o mandato 2025-2027.
De acordo com o documento divulgado, a proposta da administração inclui a renovação de 40% do colegiado, com quatro novos integrantes, incluindo dois ou três candidatos indicados pelo governo federal. A composição proposta mantém entre 70% e 80% de conselheiros independentes e aumenta a diversidade, com aproximadamente 30% de mulheres.
A Eletrobras destaca que o perfil do novo conselho prioriza a expertise no setor elétrico, com 80% dos indicados sendo "plenamente proficientes em experiência no setor de Energia" e 60% possuindo experiência executiva relevante. A idade média dos conselheiros é de 62 anos e todos são brasileiros.
"A proposta para a Assembleia visa dar continuidade ao trabalho realizado pela Administração em busca da geração de valor aos acionistas", afirma a companhia no documento. A empresa justifica a renovação do conselho citando o "aumento da complexidade do setor com a maior volatilidade do preço de energia" e a necessidade de "maior conhecimento regulatório e especializado no setor".
Entre os principais assuntos que serão deliberados na AGOE estão, além da eleição do Conselho de Administração, a instalação e eleição do Conselho Fiscal, a aprovação das Demonstrações Financeiras de 31 de dezembro de 2024, a destinação do resultado e distribuição de dividendos, e a fixação da remuneração dos administradores.
A empresa também detalhou os avanços obtidos desde sua privatização, incluindo a estruturação da área de comercialização com foco no cliente, redução significativa de despesas operacionais, diminuição de passivos, diversificação dos instrumentos de captação, retomada de investimentos e fortalecimento da agenda ESG, com adoção da meta Net Zero 2030.
Os acionistas poderão participar da AGOE de duas formas: através do Boletim de Voto a Distância (BVD), que deve ser enviado até quatro dias antes da assembleia, ou participando diretamente da reunião virtual, mediante cadastro prévio no website da companhia até 27 de abril. Já os detentores de ADRs (American Depositary Receipts) votarão por meio de proxy card enviado ao banco depositário Citibank N.A.
Esta reunião ocorre no contexto do recém-assinado acordo de conciliação com a União, que garantiu ao governo federal o direito de indicar três membros para o Conselho de Administração, conforme estabelecido em março. A convocação oficial para a assembleia foi divulgada em 28 de março, seguindo o calendário corporativo atualizado da companhia.
ELET3: cotação e indicadoresEletrobras
Leia também
Mais Lidas da Semana
1