BlackRock reduz participação acionária na Itaúsa para menos de 5%
Gestora global alienou ações preferenciais e agora detém 4,945% das ações desta classe da holding

A Itaúsa (ITSA3, ITSA4) informou ao mercado nesta quarta-feira, 16 de abril de 2025, que a gestora global BlackRock Inc. reduziu sua participação acionária na companhia, passando a deter menos de 5% das ações preferenciais emitidas pela holding.
De acordo com o comunicado divulgado, a BlackRock alienou parte de sua posição em ações preferenciais da Itaúsa, resultando em uma participação final de 356.819.760 ações desta classe, o que representa aproximadamente 4,945% do total de ações preferenciais da companhia. A nova posição foi reportada com data de 11 de abril de 2025. Esta movimentação ocorre apenas duas semanas após a gestora ter adquirido 5,075% das ações preferenciais da holding.
A gestora americana, sediada em Nova Iorque, destacou em sua correspondência que o objetivo da participação societária é estritamente de investimento, sem intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da holding brasileira, que registrou lucro recorrente de R$ 14,8 bilhões em 2024.
A BlackRock também informou que não celebrou quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Itaúsa.
A divulgação segue o disposto no artigo 12 da Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021, que determina a comunicação obrigatória quando há mudanças relevantes nas participações acionárias de uma companhia aberta. Vale lembrar que a BlackRock ainda poderá participar da próxima Assembleia Geral marcada para 30 de abril, mesmo com a redução de sua participação.
O documento foi assinado por Alfredo Egydio Setubal, Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa, e encaminhado para os órgãos competentes conforme exigência regulatória.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1