BlackRock adquire 5,075% das ações preferenciais da Itaúsa
Gestora americana aumenta participação na holding com foco exclusivamente em investimento, sem intenção de alterar controle acionário

A Itaúsa (ITSA3, ITSA4) comunicou nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025, que recebeu correspondência da BlackRock informando sobre a aquisição de participação relevante em seu capital social. Segundo o documento, a gestora americana passou a deter 361.197.627 ações preferenciais, o equivalente a aproximadamente 5,075% do total desses papéis emitidos pela holding.
De acordo com a correspondência, datada de 3 de abril de 2025, a BlackRock realizou a aquisição em nome de alguns de seus clientes, na qualidade de administrador de investimentos. A posição reportada foi alcançada em 1º de abril de 2025.
Em cumprimento ao artigo 12 da Resolução CVM nº 44, a gestora americana informou que o objetivo da participação é estritamente de investimento, sem intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da companhia.
A BlackRock também declarou que não foram celebrados contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Itaúsa.
O movimento da gestora ocorre poucos dias após a divulgação de resultados recordes da Itaúsa para o exercício de 2024, quando a holding reportou lucro líquido recorrente de R$ 14,8 bilhões, representando crescimento de 22% em relação ao ano anterior.
Com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a BlackRock é uma das maiores gestoras de ativos do mundo. A comunicação ao mercado foi assinada por Alfredo Egydio Setubal, Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa, que recentemente também destacou o desempenho sólido do portfólio da companhia.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1