EcoRodovias projeta lucro de R$ 1 bilhão em 2025 com expansão
Concessionária apresenta resultados expressivos com portfólio de 12 rodovias e expansão para mais de 4.800 km

A EcoRodovias (ECOR3) divulgou nesta terça-feira, 8 de abril de 2025, sua apresentação institucional detalhando projeções financeiras robustas, com expectativa de alcançar R$ 1 bilhão em lucro líquido recorrente no ano corrente.
De acordo com o documento, a companhia projeta uma receita líquida ajustada de R$ 6,4 bilhões e um EBITDA ajustado de R$ 4,7 bilhões em 2025, demonstrando crescimento expressivo em relação aos anos anteriores. Os números representam um CAGR (taxa composta de crescimento anual) de 16,9% na receita líquida e 18,2% no EBITDA ajustado no período de 2019 a 2024, consolidando os resultados positivos obtidos pela empresa em 2024.
O portfólio atual da concessionária inclui 12 concessões rodoviárias totalizando mais de 4.800 km em oito estados brasileiros, além de um ativo portuário (Ecoporto). A duração média ponderada do portfólio pelo EBITDA é de aproximadamente 20 anos, oferecendo previsibilidade de longo prazo aos resultados da companhia.
A EcoRodovias destacou sua estratégia bem-sucedida de expansão, com a adição de sete novos ativos nos últimos sete anos, estendendo o prazo de duração do portfólio de 10 para mais de 20 anos. Entre as novas concessões conquistadas estão a Ecovias Araguaia, Ecovias Rio Minas e Ecovias Noroeste Paulista, seguindo a recente unificação sob a marca Ecovias.
Na apresentação, a empresa também enfatizou seus avanços em transformação digital, com iniciativas como a cobrança de eixos suspensos, implementação de sistema para pesagem de caminhões em velocidade de via, instalação de pórticos Free Flow, além da primeira praça de pedágio 100% autônoma no Brasil.
O documento mostra uma mudança na composição do tráfego, com 59,8% de veículos pesados e 40,2% de veículos leves no primeiro trimestre de 2025. A empresa registrou um crescimento de 7,0% no volume de tráfego consolidado no período, com destaque para o aumento de 8,8% no tráfego de veículos pesados.
A dívida líquida da companhia alcançou R$ 16 bilhões ao final de 2024, com alavancagem de 3,4x (dívida líquida/EBITDA ajustado), nível considerado adequado pela administração. A empresa realizou uma otimização em sua estrutura de capital, aumentando a participação da dívida líquida nas concessões rodoviárias para 62% do total, após captar R$ 3,6 bilhões em debêntures no início do ano.
Para 2025, a EcoRodovias também apresentou um pipeline de oportunidades em novos projetos de concessão, destacando o potencial de crescimento em leilões federais e estaduais previstos para o ano, como a BR-040 (JF-RIO) e a Rota da Celulose. Esse plano de expansão segue a estratégia da companhia que recentemente assumiu a operação do Lote Nova Raposo e incorporou o trecho anteriormente administrado pela TEBE.
ECOR3: cotação e indicadoresEcoRodovias
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