Carrefour Brasil: Península reorganiza participação societária
Fundo sai da gestão da Península e 27,6% das ações passam a integrar free float para votação em assembleia

O Carrefour Brasil (CRFB3) informou ao mercado nesta segunda-feira, 31 de março de 2025, uma reorganização societária envolvendo os fundos de investimento do grupo Península, que resultou na redução da participação combinada deste acionista no capital da companhia.
De acordo com o comunicado, o Península II Fundo de Investimento em Participações – Multiestratégia (FIP) deixou de estar sob gestão da Península Partners Gestão de Investimentos e passará, a partir de 1º de abril, a ser administrado pelo BTG Pactual Gestora de Investimentos Alternativos.
Com a mudança, a Península passou a deter 103.469.168 ações ordinárias, representando aproximadamente 4,906% do capital social do Carrefour Brasil, considerando apenas a participação do FIA Península e FIA Partners, além de outros fundos geridos pela gestora e suas afiliadas.
Já o FIP, que antes tinha seus números computados em conjunto com os demais fundos da Península, agora detém individualmente 50.690.286 ações ordinárias, equivalentes a 2,403% do capital social da varejista, e passará a ser considerado como parte do free float da empresa.
A reorganização impacta diretamente a base acionária votante para a próxima Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 7 de abril de 2025. Segundo o documento, poderão votar na deliberação especial desta assembleia um total de 583.038.411 ações ordinárias, representativas de 27,645% do capital social da companhia.
Esta assembleia será crucial para decidir sobre a reorganização societária com o Carrefour S.A., que já recebeu pareceres jurídicos favoráveis confirmando sua legalidade. A alteração na composição acionária ocorre também em um momento em que a empresa se prepara para mudanças em seu Conselho de Administração, com novos candidatos propostos por investidores.
A Península informou ainda que não tem intenção de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa. O FIA Península e o FIA Partners continuarão como signatários do acordo de acionistas, mas o FIP deixará de fazer parte deste acordo com a troca de gestor.
CRFB3: cotação e indicadoresCarrefour Brasil
Leia também
Mais Lidas da Semana
1