Logo do VisnoInvest

Carrefour Brasil recebe pareceres favoráveis à reorganização societária

Especialistas confirmam legalidade da unificação de bases acionárias com controladora francesa

por Redação — Visno Invest
publicado em: 19/03/2025 19:53 — atualizado em: .
Especialistas confirmam legalidade da unificação de bases acionárias com controladora francesa

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) comunicou nesta quarta-feira, 19 de março de 2025, que recebeu pareceres jurídicos favoráveis de dois renomados especialistas confirmando a legalidade e legitimidade da reorganização societária proposta para unificar as bases acionárias da varejista e do Carrefour S.A. (CSA), seu acionista controlador.

A companhia divulgou cartas antecipando as conclusões dos pareceres elaborados pelos juristas Marcelo Trindade e Otavio Yazbek, que atestam a conformidade legal da transação. Um terceiro parecer, do especialista Nelson Eizirik, será divulgado após sua conclusão.

A reorganização societária, anunciada por meio de fatos relevantes divulgados em 11 e 12 de fevereiro e 7 de março de 2025, prevê a conversão do Atacadão S.A. em subsidiária integral do Carrefour S.A., com a consequente deslistagem do Novo Mercado da B3 e conversão de seu registro na CVM de categoria "A" para "B".

Conforme detalhado nos pareceres, a operação será implementada mediante incorporação da totalidade das ações do Grupo Carrefour Brasil por uma sociedade brasileira detida pelo Carrefour S.A. No processo, os acionistas da companhia receberão ações preferenciais resgatáveis, podendo optar por diferentes classes que resultarão em diversas formas de remuneração.

A validação jurídica da operação reforça os argumentos da administração quanto à estrutura proposta, que havia sido previamente negociada por um Comitê Especial Independente formado por membros do Conselho de Administração da companhia.

A assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a reorganização está marcada para 7 de abril de 2025, dependendo de aprovação da maioria dos titulares de ações em circulação presentes, que deverão anuir expressamente com o fato de que as sociedades resultantes não pretendem pleitear ingresso no Novo Mercado.

Vale lembrar que esta reorganização ocorre após a empresa ter registrado lucro líquido ajustado de R$ 2,4 bilhões em 2024 e anunciado o pagamento de dividendos referentes ao exercício social.

CRFB3: cotação e indicadores
Carrefour Brasil

Preço
R$ 7,43
Dividend Yield
1,28 %
P/L
8,94
P/VPA
0,75

Tags: Carrefour Brasil | CRFB3