Carrefour Brasil: Tempo Capital propõe candidato independente ao CA
Fundo com mais de 1% de participação indica Ricardo Reisen de Pinho para chapa alternativa, em substituição a Alexandre Arie Szapiro

O Carrefour Brasil (CRFB3) comunicou ao mercado nesta terça-feira, 25 de março de 2025, que recebeu a indicação de candidato alternativo para seu Conselho de Administração. O acionista Tempo Capital Principal Fundo de Investimento Financeiro de Ações, detentor de mais de 1% das ações ordinárias da companhia, propôs Ricardo Reisen de Pinho para compor uma chapa alternativa àquela proposta pela Administração.
Segundo o documento divulgado, o candidato substituiria Alexandre Arie Szapiro na composição do Conselho. A eleição ocorrerá durante a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) marcada para 17 de abril de 2025, apenas dez dias após a Assembleia Extraordinária convocada para deliberar sobre a reorganização societária da companhia.
Com experiência desde 2006 como conselheiro de administração, o candidato atualmente integra os conselhos da Vittia e Brado Logística. Seu currículo inclui passagens pelos conselhos de empresas como Invepar, Light, Naturgy, Oi e BR Insurance, além de atuação como executivo em bancos como Itaú, Garantia e ABNAmro entre 1985 e 2001.
O Tempo Capital também indicou André Leal Faoro como membro efetivo para o Conselho Fiscal, tendo Fernanda Castelliano Pina como suplente. Esta indicação se destina a uma eventual eleição em separado por titulares de ações ordinárias, conforme previsto na legislação societária brasileira.
Em função da solicitação do acionista, o Carrefour Brasil reapresentou o Boletim de Voto a Distância com inclusão dos itens referentes à chapa alternativa. A varejista informou que os votos constantes de boletins já enviados permanecem válidos, mas os acionistas que desejarem podem enviar novo boletim até 13 de abril de 2025.
Este movimento ocorre em um momento significativo para a empresa, que recentemente recebeu pareceres jurídicos favoráveis sobre a legalidade da reorganização societária proposta para unificar as bases acionárias da varejista e do Carrefour S.A., seu acionista controlador.
Ricardo Reisen de Pinho é formado em engenharia mecânica, com mestrado em engenharia de produção/finanças pela PUC-RJ e doutorado em administração/estratégia pela FGV EAESP. Também possui especializações em Harvard e Wharton, sendo conselheiro certificado pelo IBGC desde 2010.
CRFB3: cotação e indicadoresCarrefour Brasil
Leia também
Mais Lidas da Semana
1