Petrobras fecha contrato de GNL com britânica Centrica por 15 anos
Acordo prevê fornecimento de 0,8 milhão de toneladas anuais de gás natural liquefeito a partir de 2027

A Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, a assinatura de um contrato de compra e venda de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a companhia britânica Centrica. O acordo de longo prazo representa um movimento estratégico para reduzir a exposição da petroleira brasileira aos preços spot do mercado internacional, fortalecendo sua posição após recordes de produção em 2024.
Pelo contrato, a Petrobras receberá 0,8 milhão de toneladas por ano (mtpa) de GNL durante um período de 15 anos, com início previsto para 2027. O fornecimento será realizado através do portfólio da Centrica, que inclui as unidades de liquefação Sabine Pass e Delfin LNG.
A implementação do acordo está condicionada à tomada de Decisão Final de Investimentos do projeto Delfin LNG, que está sendo desenvolvido pela Delfin Midstream. A operação visa fortalecer a segurança do suprimento de gás natural para o mercado brasileiro, complementando as significativas reservas de óleo e gás da companhia.
A Centrica, parceira escolhida pela Petrobras para esta operação, é uma das principais empresas do setor energético global, com sede no Reino Unido. A companhia atua no fornecimento de gás natural, eletricidade e serviços relacionados para diversos segmentos de mercado em escala internacional. Esta parceria se alinha com outras iniciativas estratégicas da Petrobras, como investimentos em bioeconomia e sustentabilidade.
PETR4: cotação e indicadoresPetrobras
Leia também
Mais Lidas da Semana
1