CBA vende participação na Alunorte para Glencore por R$ 236,8 milhões
A Companhia Brasileira de Alumínio - CBA (CBAV3) anunciou nesta quinta-feira a assinatura de contrato para a venda de sua participação acionária integral na Alunorte – Alumina do Norte S.A. para uma subsidiária da Glencore PLC, pelo valor de R$ 236,8 milhões.
A transação envolve a alienação da participação minoritária de 3,03% que a CBA detinha na Alunorte, uma das maiores refinarias de alumina do mundo, com capacidade produtiva de 6 milhões de toneladas anuais, localizada em Barcarena, Pará.
Detalhes da Operação
O pagamento será realizado integralmente à vista na conclusão da operação, que já foi aprovada pelo Conselho de Administração da CBA. A efetivação do negócio ainda depende da aprovação em Assembleia Extraordinária a ser realizada pela Alunorte.
Com a conclusão da transação, a CBA deixará de ter direito ao percentual de produção de alumina correspondente à sua participação acionária na Alunorte, encerrando também a comercialização da alumina excedente referente ao offtake.
Alinhamento Estratégico
A decisão de venda está alinhada à estratégia da CBA de concentrar esforços em seu core business do setor de alumínio. A companhia destacou sua autossuficiência em alumina como uma das principais vantagens competitivas, reforçando o foco na integração da cadeia produtiva.
Mais Lidas da Semana
1