Fundo de Nelson Tanure faz proposta pelo controle da Braskem
Novonor confirma proposta não vinculante e celebra exclusividade nas negociações para venda indireta de participação majoritária na petroquímica

A Braskem (BRKM3, BRKM5, BRKM6) divulgou nesta sexta-feira, 23 de maio de 2025, fato relevante confirmando que a Novonor S.A. - Em Recuperação Judicial recebeu proposta não vinculante para venda de sua participação acionária na petroquímica. A oferta partiu do Petroquímica Verde Fundo de Investimento em Participações – Multiestratégia, veículo de investimentos controlado pelo empresário Nelson Sequeiros Tanure.
Segundo o comunicado, a proposta envolve a aquisição das ações da NSP Investimentos S.A., por meio da qual o Fundo pretende se tornar titular indireto de participações societárias que representem o controle da Braskem. A Novonor também informou que já celebrou obrigação de exclusividade para a negociação dos termos e condições da proposta.
A operação está condicionada a avaliações e confirmações usuais em transações dessa natureza, destacando-se duas condições principais: o cumprimento das obrigações assumidas pela Novonor em relação à Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) no âmbito do Acordo de Acionistas da Braskem; e a conclusão satisfatória de negociações com os bancos detentores das alienações fiduciárias das ações da Braskem detidas indiretamente pela Novonor.
A Braskem esclareceu que não participa das negociações de eventual transação de suas ações sob propriedade de terceiros, limitando-se a buscar esclarecimentos junto aos seus acionistas signatários do Acordo de Acionistas potencialmente envolvidos na transação acionária. Esta postura já havia sido manifestada pela companhia em comunicados anteriores sobre rumores de venda, quando a petroquímica ressaltou não conduzir negociações de compra e venda de suas ações.
A petroquímica, que figura entre as maiores empresas do setor na América Latina, informou que a Novonor se comprometeu a mantê-la informada sobre eventuais avanços materiais nas discussões relacionadas à proposta, permitindo que a companhia adote as providências cabíveis em observância à legislação societária e regras de governança aplicáveis. Vale destacar que a empresa recentemente reverteu prejuízos anteriores, registrando lucro líquido de R$ 698 milhões no primeiro trimestre de 2025, o que pode ter impactado o interesse de potenciais compradores. Nos últimos meses, as oscilações atípicas nas ações da Braskem já indicavam expectativas do mercado quanto a possíveis mudanças em sua estrutura societária.
BRKM5: cotação e indicadoresBraskem
Leia também
Mais Lidas da Semana
1