Fitch eleva perspectiva da Eletrobras de negativa para estável
Agência mantém rating BB- em moeda estrangeira e AA na escala nacional; decisão reflete expectativa de melhor geração de caixa

A Eletrobras (ELET3, ELET5, ELET6) informou nesta segunda-feira, 19 de maio de 2025, que a agência de classificação de risco Fitch reafirmou seus ratings de Longo Prazo em moeda local e estrangeira em BB- e de Longo Prazo em escala nacional em AA (bra), alterando a perspectiva de negativa para estável. Esta melhoria ocorre após a elevação da nota de crédito pela Moody's no mesmo mês.
De acordo com o comunicado divulgado pela companhia, os ratings consideram a base de ativos significativa e diversificada da Eletrobras, o que contribui para diluir riscos operacionais e regulatórios no setor elétrico brasileiro. Essa base de ativos foi recentemente ampliada com a aquisição da Eletronet, expandindo sua infraestrutura de telecomunicações.
A mudança de perspectiva para estável reflete principalmente o desempenho positivo do grupo Eletrobras nos últimos períodos. Outro fator determinante foi a expectativa de maior geração de caixa com a venda de energia descontratada a preços mais atrativos do que os anteriormente projetados pela agência de rating. A companhia também tem fortalecido sua posição financeira com a venda parcial de usinas térmicas, que resultou em captação significativa.
A melhora na perspectiva representa um sinal positivo para investidores em um momento em que o setor elétrico brasileiro enfrenta desafios regulatórios e climáticos. A classificação atual da Eletrobras indica um perfil de crédito considerado sólido dentro do contexto nacional, sendo beneficiada ainda pela recente homologação de acordo com a União.
A companhia informou que o relatório completo da agência de rating está disponível no site de Relações com Investidores da empresa e no portal da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
ELET3: cotação e indicadoresEletrobras
Leia também
Mais Lidas da Semana
1