Vale (VALE3) aprova emissão de debêntures de R$6 bilhões
Captação será direcionada para projetos prioritários no setor de transportes com prazos de até 12 anos

A Vale (VALE3) informou nesta quinta-feira, 22 de maio de 2025, que seu Conselho de Administração aprovou a 11ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor total de R$6 bilhões.
De acordo com o fato relevante divulgado pela mineradora, a operação será estruturada em três séries, com prazos de vencimento de 7, 10 e 12 anos. As debêntures serão da espécie quirografária, sem garantias específicas.
A emissão será realizada conforme o artigo 2º da Lei 12.431 e do Decreto 11.964, tendo em vista o enquadramento dos projetos de investimento como prioritários no setor de transportes. O procedimento segue as diretrizes da Portaria do Ministério dos Transportes nº 689, de 17 de julho de 2024.
A operação acontecerá sob o rito de registro automático de distribuição de valores mobiliários, de acordo com as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A mineradora indicou que o protocolo do pedido de registro da oferta junto à CVM será realizado oportunamente.
Esta captação representa um movimento estratégico da Vale para financiar projetos de infraestrutura logística, segmento fundamental para a competitividade da companhia no mercado global de minérios. A emissão de debêntures complementa outras iniciativas financeiras recentes da empresa, como a recompra de bonds realizada em março deste ano.
A empresa ressaltou que manterá o mercado e seus acionistas informados sobre o desenvolvimento da emissão e da oferta pública das debêntures nos próximos comunicados. Esta captação está alinhada com os investimentos planejados pela mineradora, que prevê manter um CAPEX estável em seus projetos prioritários.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1