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GPA reduz prejuízo em 74,4% e registra EBITDA de R$ 409 milhões no 1T25

Varejista reporta crescimento de 7,3% nas vendas mesmas lojas e expansão contínua das margens

por Redação — Visno Invest
publicado em: 05/05/2025 19:58 — atualizado em: .
Varejista reporta crescimento de 7,3% nas vendas mesmas lojas e expansão contínua das margens

O Grupo Pão de Açúcar - GPA (PCAR3) divulgou nesta segunda-feira, 5 de maio de 2025, seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2025, registrando uma expressiva redução de 74,4% no prejuízo líquido consolidado, que passou de R$ 660 milhões no 1T24 para R$ 169 milhões no período atual.

O EBITDA Ajustado atingiu R$ 409 milhões, representando um crescimento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, com margem de 8,6%, expansão de 0,5 ponto percentual. A companhia também reportou uma melhora na alavancagem financeira pré-IFRS 16, com redução de 0,2x, alinhada com a estratégia focada na redução da dívida que tem sido prioridade para a administração.

A receita bruta alcançou R$ 5,1 bilhões, com crescimento de 4,6%, enquanto as vendas em mesmas lojas avançaram 7,3%, impulsionadas por um desempenho positivo em todos os formatos. O Pão de Açúcar cresceu 6,5%, o Extra Mercado 6,6%, e o formato de Proximidade registrou aumento de 7,8%, seu melhor resultado em oito trimestres.

A margem bruta expandiu para 27,6%, com ganho de 0,4 ponto percentual em relação ao 1T24, resultado de melhorias operacionais contínuas em todas as bandeiras. Segundo o presidente do GPA, Marcelo Pimentel, "os resultados deste primeiro trimestre reforçam nossa convicção de que estamos no caminho certo: rumo ao crescimento, à ampliação de ganhos e rentabilidade".

No segmento digital, o GPA segue como o maior player do e-commerce alimentar do Brasil, com vendas do canal online avançando 16,9% no trimestre, totalizando R$ 2,3 bilhões nos últimos 12 meses. A participação do e-commerce nas vendas totais alcançou 12,6%, representando um avanço de 1,4 ponto percentual.

O formato de Proximidade consolidou sua liderança no estado de São Paulo, atingindo 63% de market share, um ganho de 2,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. No trimestre, a companhia inaugurou 11 novas lojas, sendo 10 no formato de Proximidade e uma unidade da bandeira Pão de Açúcar.

O GPA também destacou seu avanço em iniciativas ESG, incluindo ações de combate ao desperdício de alimentos e promoção de diversidade, como a adesão ao Movimento Elas Lideram, do Pacto Global da ONU, assumindo a meta de alcançar 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030.

A companhia manteve pelo quinto ano consecutivo sua presença no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, além de ter sido reconhecida pelo CDP (Carbon Disclosure Project) com nota "A-" no questionário de Mudanças Climáticas e nota "B" em Florestas, reforçando seu compromisso com a transparência e a agenda ambiental.

Estes resultados positivos surgem em um momento de importantes mudanças estruturais para o GPA, que recentemente implementou medidas como a incorporação de subsidiárias para simplificação da estrutura societária e o refinanciamento de dívidas para otimizar sua gestão financeira. A empresa também está passando por uma reestruturação em sua governança, com foco na redução de endividamento e custos operacionais.

PCAR3: cotação e indicadores
Grupo Pão de Açucar - GPA

Preço
R$ 3,81
Dividend Yield
0,00 %
P/L
-0,78
P/VPA
0,64

Tags: Grupo Pão de Açucar - GPA | PCAR3