Grupo SBF: acionistas aumentam participação para 42,80%
Bloco de controle realiza operações de empréstimo de ações totalizando 9,8 milhões de papéis

O Grupo SBF (SBFG3), dono das redes Centauro e Fisia, informou ao mercado nesta quinta-feira, 24 de abril de 2025, que seus principais acionistas aumentaram a participação no capital da companhia, passando de 38,77% para 42,80% do total de ações.
O aumento ocorreu por meio de operações de empréstimo de ações, conforme comunicado enviado por Sebastião Vicente Bomfim Filho e outros acionistas que atuam em conjunto representando o mesmo interesse. No total, foram tomadas em empréstimo 9.825.250 ações, representando 4,03% do capital social.
De acordo com o documento, a maior operação foi realizada por Sebastião Vicente Bomfim Filho, que tomou emprestadas 6.053.000 ações, equivalentes a 2,48% do capital. Os demais acionistas do bloco – Larissa Furletti Bomfim, Lucas Mota Bomfim e Rizza Furletti Bomfim – realizaram operações menores, totalizando 3.772.250 ações.
Com a movimentação, a exposição dos acionistas ao capital da varejista ficou distribuída da seguinte forma: Sebastião Vicente Bomfim Filho com 7,45%, Larissa Furletti Bomfim com 0,89%, Lucas Mota Bomfim com 0,84%, Rizza Furletti Bomfim com 0,84% e Pacipar Participações S.A. com 32,79%.
A Pacipar Participações S.A., que detém a maior fatia individual entre o grupo de acionistas, manteve sua posição inalterada com 80 milhões de ações. O comunicado ressalta que as participações indiretas detidas na companhia permanecem as mesmas divulgadas em dezembro de 2023.
No documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os acionistas afirmaram que o objetivo das participações societárias é de proteção patrimonial, "não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da Companhia".
Os investidores também declararam que não celebraram qualquer acordo regulando o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários, com exceção do Acordo de Voto entre acionistas celebrado entre os Acionistas, a Nefele Investments e o GPCPG 5 – Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, divulgado em março deste ano.
A movimentação ocorre um dia antes da assembleia geral ordinária programada para 25 de abril, e na mesma semana em que a XP Investimentos reduziu sua participação no capital da empresa. Vale lembrar que, além dos acionistas principais, o Grupo SBF também tem entre seus investidores relevantes a BlackRock, que detém 8% de participação através de diferentes instrumentos financeiros.
SBFG3: cotação e indicadoresGrupo SBF
Leia também
Mais Lidas da Semana
1