XP Investimentos reduz participação em ações do Grupo SBF
Gestora diminuiu posição em 2,08 milhões de ações da varejista, representando 0,85% do capital social

O Grupo SBF (SBFG3), controlador das redes Centauro e Fisia, divulgou nesta quarta-feira, 23 de abril de 2025, que a XP Investimentos CCTVM S.A. diminuiu sua participação no capital social da companhia. De acordo com o comunicado ao mercado, a redução corresponde a 2.083.832 ações ordinárias, equivalente a 0,85% do capital social da varejista. Este movimento ocorre poucos dias antes da assembleia geral ordinária programada para 25 de abril.
Segundo o documento, enviado em cumprimento à Resolução CVM nº 44, a posição atual da gestora inclui 2.083.824 ações ordinárias, 40.299.100 em derivativos com liquidação financeira (posição comprada) e 8 ações tomadas por empréstimo. A XP não possui derivativos com liquidação física em posição comprada.
A gestora ainda revelou exposições adicionais, com 71.014.800 em derivativos com liquidação financeira (posição vendida), 28.000 em derivativos com liquidação física (posição vendida) e 13.926.125 ações emprestadas.
No comunicado, a XP Investimentos declarou que não tem intenção ou objetivo de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia varejista. O documento foi assinado pelo diretor financeiro e de relações com investidores do Grupo SBF, José Luís Magalhães Salazar, o mesmo executivo que recentemente comunicou o acordo de voto entre acionistas relevantes da empresa.
O Grupo SBF é um dos principais players do varejo esportivo no Brasil, controlando a Centauro, maior rede de artigos esportivos do país, além da Fisia, distribuidora oficial da Nike no mercado brasileiro. A companhia está listada no segmento Novo Mercado da B3, que reúne empresas com as mais elevadas práticas de governança corporativa. Vale lembrar que, além da XP, a empresa também conta com outros investidores institucionais relevantes, como a BlackRock que detém 8% de participação através de diferentes instrumentos financeiros.
SBFG3: cotação e indicadoresGrupo SBF
Leia também
Mais Lidas da Semana
1