Azul (AZUL4) firma acordo suplementar sobre governança corporativa
Novo documento estabelece regras para eleição de membros do Conselho de Administração e procedimentos para reuniões prévias

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) anunciou nesta quarta-feira, 9 de abril de 2025, a celebração de um Acordo de Acionistas Suplementar firmado entre seus principais acionistas. O documento foi assinado no dia 8 de abril e visa detalhar o exercício de direitos no âmbito dos acordos já existentes.
De acordo com o fato relevante divulgado pela companhia, o novo acordo foi firmado entre os acionistas Trip Participações S.A., Trip Investimentos Ltda., Rio Novo Locações Ltda., José Mario Caprioli dos Santos e David Gary Neeleman, tendo a própria empresa como interveniente-anuente.
O documento estabelece normas específicas para a indicação e eleição de membros do Conselho de Administração entre os acionistas signatários, além de regras para a realização de reuniões prévias deste órgão. A empresa ressaltou que a medida complementa os acordos anteriores, firmados em setembro de 2017, março de 2021 e janeiro de 2025. Vale destacar que o acordo de 2017, com seu aditivo de março de 2021, foi mencionado recentemente no comunicado sobre a diluição da participação da Calfinco Caymans na empresa.
O comunicado enfatiza que o Acordo Suplementar não anula nem substitui os acordos existentes. Acionistas que não tenham participado de sua celebração devem oportunamente aderir ao documento, conforme informado pela companhia.
O texto integral do acordo está disponível na sede social da Azul, em seu site de Relações com Investidores e nos portais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da B3.
Esta movimentação estratégica ocorre em um momento importante para a companhia, que recentemente concluiu significativas operações financeiras, incluindo a emissão de ações para arrendadores totalizando US$525 milhões e o encerramento do prazo para integralização de sobras relacionadas ao aumento de capital de R$ 3,37 bilhões. A empresa também havia avaliado uma oferta pública de ações como parte de sua reestruturação financeira.
A Azul destaca-se como a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com aproximadamente 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. A empresa opera uma frota com mais de 180 aeronaves e conta com mais de 16.000 tripulantes em seu quadro.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1