Fertilizantes Heringer (FHER3) retoma operação em Paranaguá e hibernará três unidades
Empresa suspenderá atividades nas plantas de Ourinhos-SP, Iguatama-MG e Rio Verde-GO devido à baixa performance financeira

A Fertilizantes Heringer (FHER3) anunciou, nesta quarta-feira, 2 de abril de 2025, a retomada das operações na unidade de Paranaguá-PR e a hibernação de três plantas produtivas. A decisão foi comunicada por meio de Fato Relevante divulgado ao mercado, como parte da estratégia de otimização de resultados das diversas plantas e ativos da companhia.
De acordo com o comunicado, serão hibernadas gradualmente as unidades localizadas em Ourinhos-SP, Iguatama-MG e Rio Verde-GO. A empresa informou que a redução das operações ocorrerá de forma progressiva nos próximos meses, enquanto a unidade de Paranaguá-PR, ainda em fase inicial, retomará atividades focadas apenas em straights (elementos simples).
A decisão de hibernar as três plantas foi tomada considerando a baixa performance financeira histórica e baixa perspectiva de viabilidade econômica standalone das unidades no atual contexto de mercado. Esta medida surge após a companhia registrar prejuízo de R$ 1,15 bilhão em 2024, um cenário financeiro desafiador que tem exigido ações estratégicas. A hibernação visa reduzir a necessidade intensiva de CAPEX e demais custos operacionais dessas instalações.
Segundo a companhia, os volumes anteriormente operados pelas unidades hibernadas serão atendidos por outras plantas da Heringer, o que proporcionará ganhos logísticos e otimização dos custos fixos e rentabilidade do restante da operação.
A Fertilizantes Heringer afirmou que continuará avaliando a destinação das plantas hibernadas, realizando estudos sobre alternativas para maximizar o retorno à companhia. Entre as possibilidades consideradas estão a reativação futura, caso haja mudanças nas condições de mercado, ou a venda dos ativos por meio de processo competitivo.
O comunicado foi assinado por Fausto Pereira Goveia, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia, que prometeu manter o mercado e seus acionistas informados sobre quaisquer desdobramentos relevantes relacionados ao assunto. Esta informação segue o novo padrão de divulgação da empresa, que passou a utilizar o Portal Neo1 para comunicações oficiais.
FHER3: cotação e indicadoresFertilizantes Heringer
Leia também
Mais Lidas da Semana
1