Eletrobras: Abdalla Filho pede dispensa para integrar Conselho
Atual conselheiro da Petrobras solicita aprovação de acionistas para acumular cargos em empresas potencialmente concorrentes

A Eletrobras (ELET3, ELET5, ELET6) divulgou nesta sexta-feira, 28 de março de 2025, um complemento ao aviso aos acionistas sobre a candidatura de José João Abdalla Filho ao Conselho de Administração da companhia. O documento apresenta a justificativa do candidato para dispensa de requisito legal, uma vez que ele já ocupa cargo semelhante na Petrobras, empresa considerada potencial concorrente no mercado.
No comunicado, Abdalla Filho solicita dispensa do impedimento previsto no artigo 147, §3º, inciso I, da Lei nº 6.404/76, que restringe a participação simultânea em conselhos de empresas concorrentes. Como justificativa, o candidato destacou ser "investidor da Eletrobras de muitos anos" e detentor de "participação relevante" na companhia.
O candidato comprometeu-se formalmente a "não participar de decisões que possam se relacionar com a Petrobras ou que gerem algum contexto concorrencial", caso sua eleição seja aprovada pela assembleia geral agendada para 29 de abril. A legislação societária brasileira exige que situações de potencial conflito de interesse sejam deliberadas previamente pelos acionistas.
O documento foi assinado por Eduardo Haiama, Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras. A companhia informa que detalhes adicionais sobre o currículo do candidato estão disponíveis no aviso aos acionistas divulgado anteriormente na mesma data. Abdalla Filho foi indicado pelo Fundo de Investimento em Ações Dinâmica Energia como membro independente para o Conselho de Administração e sua candidatura ocorre no contexto do recente acordo de governança com a União, que prevê a indicação de representantes do governo para o conselho.
ELET3: cotação e indicadoresEletrobras
Leia também
Mais Lidas da Semana
1