Cosan (CSAN3) anuncia recompra de debêntures com prêmio de até 1,65%
Oferta de aquisição facultativa abrange debêntures da 5ª e 6ª emissão, com prazo para adesão até 27 de março

A Cosan (CSAN3) anunciou nesta quarta-feira, 12 de março de 2025, uma oferta de aquisição facultativa para recompra de debêntures de sua 5ª e 6ª emissão. A operação tem como objetivo dar continuidade ao processo de gestão do perfil do endividamento consolidado da companhia, seguindo a estratégia que já havia sido observada quando a empresa recomprou US$778,5 milhões em títulos de dívida no início deste mês.
Segundo o comunicado ao mercado, a empresa pretende adquirir, no mínimo, 5% das debêntures em circulação de cada uma das emissões, com possibilidade de comprar até a totalidade dos papéis, dependendo da manifestação dos detentores. Atualmente, existem 1 milhão de debêntures em circulação da 5ª emissão e 1 milhão da 6ª emissão.
Para a 5ª emissão, a Cosan oferece um prêmio de 1,65% sobre o valor nominal unitário acrescido da remuneração calculada pro rata temporis. Já para as debêntures da 6ª emissão, o prêmio será de 1,40% sobre o valor nominal unitário e remuneração.
Os titulares das debêntures poderão manifestar sua intenção de venda a partir da publicação do comunicado até 27 de março de 2025. A liquidação da operação está prevista para ocorrer em 31 de março de 2025, com pagamento à vista em moeda corrente nacional.
A oferta tem caráter vinculante e está condicionada ao recebimento, pela companhia, de manifestações de alienação que atinjam a quantidade mínima estabelecida. O Itaú BBA Assessoria Financeira atuará como instituição intermediária na operação.
Após a aquisição, as debêntures serão canceladas, contribuindo para a estratégia da Cosan de otimizar sua estrutura de capital. A empresa, que encerrou 2024 com dívida líquida de R$23,5 bilhões, não divulgou o montante financeiro total que poderá ser destinado à operação. Vale lembrar que a companhia divulgou suas demonstrações financeiras auditadas referentes ao exercício de 2024 apenas no início desta semana, após a conclusão do ciclo de divulgação de resultados.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1