Dexco (DXCO3) apresenta plano estratégico florestal até 2025
Empresa projeta expansão da base florestal para 40 mil hectares e investimentos em mecanização

A Dexco (DXCO3) divulgou nesta segunda-feira (17) seu plano estratégico florestal até 2025, que prevê a expansão de sua base florestal e diversificação de negócios. A companhia, primeira do hemisfério Sul com certificação de manejo florestal responsável, atualmente opera mais de 200 mil hectares de florestas no Brasil e Colômbia.
O documento destaca que a empresa possui 133 mil hectares de área cultivável e 218 mil hectares totais, distribuídos em 410 fazendas. A Dexco mantém o melhor raio médio de operação do mundo entre empresas do setor, com 57 quilômetros, tendo alcançado uma redução de 17% nos últimos 6 anos.
Entre as principais metas estratégicas, a companhia planeja expandir sua base florestal no nordeste, objetivando alcançar 40 mil hectares plantados até 2033, partindo de 19 mil hectares em 2025. O plano inclui ainda investimentos significativos em mecanização, com mais de 15 iniciativas em desenvolvimento.
No contexto de mercado, a empresa destaca que o setor florestal brasileiro receberá investimentos totais de R$ 145 bilhões entre 2020 e 2028, com demanda projetada de 69 milhões de metros cúbicos de madeira. A Dexco representa 16% da necessidade anual de madeira para todas as fábricas de celulose do Brasil.
Em relação à sustentabilidade, a companhia implementou um sistema eficaz de combate a incêndios, que inclui monitoramento em tempo real e equipes capacitadas, resultando em uma redução significativa das áreas afetadas por incêndios florestais, atingindo apenas 0,26% da área total em 2024.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1