Eneva inicia operação total de planta de GNL no Complexo Parnaíba
Segundo trem de liquefação entra em operação comercial, elevando capacidade para 600 mil m³/dia com 100% já contratado

A Eneva (ENEV3) anunciou nesta segunda-feira (17) o início da operação comercial do segundo trem de liquefação de sua planta de GNL no Complexo Parnaíba, no Maranhão, atingindo a capacidade nominal total do projeto.
O novo trem possui capacidade de liquefação de 300 mil m³/dia de gás natural que, somado ao primeiro trem já em operação, eleva a capacidade agregada da companhia para 600 mil m³/dia. A planta está localizada junto à Unidade de Tratamento de Gás Natural do Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes (MA).
De acordo com o comunicado, a empresa já havia celebrado contratos firmes de venda de GNL para a totalidade da capacidade nominal de produção da planta. O contrato mais recente, anunciado em 3 de fevereiro, prevê o fornecimento de GNL para uso como combustível em caminhões no setor de transporte de cargas pesadas.
A companhia destacou que o projeto consolida seu modelo de negócios de comercialização de gás natural e GNL fora da malha (off-grid), assegurando fluxo de receita firme em bases comercialmente atrativas para a monetização de suas reservas de gás na Bacia do Parnaíba.
A Eneva informou ainda que continuará avaliando investimentos de expansão para atender à crescente demanda deste novo mercado em desenvolvimento, visando o atendimento a novos clientes potenciais. Este movimento está alinhado com acordos recentes que preveem possibilidade de expansão dos volumes contratados.
ENEV3: cotação e indicadoresEneva
Leia também
Mais Lidas da Semana
1