Gerdau investe R$ 440 milhões em duas hidrelétricas para energia limpa

A Gerdau (GGBR3, GGBR4) anunciou nesta quinta-feira a aquisição de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Mato Grosso por aproximadamente R$ 440 milhões. A transação foi realizada por meio de suas controladas Gerdau Aços Longos S.A. e Sul Renováveis Participações S.A.
As PCHs Garganta da Jararaca e Paranatinga II possuem capacidade instalada de 29MW cada, com energia assegurada de 21MW e 17MW médios, respectivamente. Os ativos fornecerão energia renovável para as unidades produtoras de aço da companhia no Brasil, equivalente a cerca de 8% do consumo energético de suas operações no país.
A operação envolve a compra da totalidade das ações das empresas Rio do Sangue S.A. e Paranatinga Energia S.A., detentoras das PCHs, junto à Atiaia Energia S.A. O pagamento será realizado à vista, com recursos próprios, após aprovação do CADE e cumprimento de outras condições precedentes usuais.
A aquisição faz parte da estratégia da Gerdau de aumentar sua competitividade através da autoprodução de energia limpa, alinhada ao processo de descarbonização já anunciado pela siderúrgica. O valor final da transação está sujeito a ajustes relacionados aos níveis de caixa e dívida na data do fechamento.
GGBR4: cotação e indicadoresGerdau
Leia também
Mais Lidas da Semana
1