Dynamo reduz participação em ações preferenciais da Alpargatas
Gestora passa a deter 4,98% das ações preferenciais da dona das Havaianas, abaixo do limite de comunicação obrigatória

A Alpargatas (ALPA3, ALPA4) informou ao mercado nesta terça-feira, 20 de maio de 2025, que a Dynamo Administração de Recursos Ltda. e a Dynamo Internacional Gestão de Recursos Ltda. reduziram sua participação nas ações preferenciais da companhia, caracterizando alienação de participação acionária relevante.
De acordo com o comunicado oficial, as gestoras passaram a deter, de forma agregada, 17.116.581 ações preferenciais da fabricante de calçados, o que representa 4,98% do total desta classe de ações. A nova posição ficou abaixo do limite de 5% que exige divulgação obrigatória de movimentações acionárias.
Além das ações preferenciais, os veículos administrados pela Dynamo possuem 400 ações da mesma classe em empréstimos doadores e 1.084.282 ações ordinárias de emissão da dona das marcas Havaianas e Osklen.
Objetivo da participação
A Dynamo declarou que o objetivo das participações societárias é estritamente de investimento, sem intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da Alpargatas. A gestora também informou que não possui outros valores mobiliários referenciados em tais ações.
O documento esclarece ainda que não foram celebrados contratos regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da companhia calçadista.
A Alpargatas é uma das principais empresas do setor calçadista brasileiro e divulgou a informação em cumprimento ao artigo 12 da Resolução nº 44 da CVM, que regulamenta a comunicação de participações relevantes no mercado de capitais.
Vale destacar que esta movimentação ocorre poucos dias após a empresa esclarecer oscilações em seus papéis à B3, e logo depois de divulgar resultados expressivos no primeiro trimestre com crescimento de 92,9% no EBITDA. Esse movimento da Dynamo contrasta com a recente estratégia do JPMorgan, que em março deste ano adquiriu 5,04% das ações preferenciais da fabricante de calçados.
ALPA4: cotação e indicadoresAlpargatas
Leia também
Mais Lidas da Semana
1