Logo do VisnoInvest

Vivara (VIVA3) triplica lucro e atinge R$ 115 milhões no 1T25

Empresa registrou expansão de margem líquida para 21,4% e crescimento de receita de 14,9%

por Redação — Visno Invest
publicado em: 07/05/2025 20:57 — atualizado em: .
Empresa registrou expansão de margem líquida para 21,4% e crescimento de receita de 14,9%

A Vivara (VIVA3) divulgou nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025, seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre do ano, com lucro líquido de R$ 115 milhões, um crescimento expressivo de 221,3% em comparação ao mesmo período de 2024. A margem líquida alcançou 21,4%, representando uma expansão de 13,4 pontos percentuais.

A receita bruta da maior rede de joalherias da América Latina atingiu R$ 660,5 milhões no período, um aumento de 14,9% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Já a receita líquida cresceu 20,8%, totalizando R$ 537,1 milhões, mantendo a tendência observada na segunda metade de 2024, quando a empresa registrou lucro recorde.

O desempenho das vendas mesmas lojas (SSS) registrou crescimento de 10,1%, enquanto o EBITDA Ajustado somou R$ 101,1 milhões, com expansão de 54,4% em comparação ao 1T24. A margem EBITDA ajustada foi de 18,8%, um avanço de 4,1 pontos percentuais.

"A Companhia apresentou significativa expansão de rentabilidade operacional, fruto da diligente estrutura corporativa e otimizada gestão de despesas", destacou a empresa no documento.

Desempenho por canais e categorias

No canal lojas físicas, a Vivara registrou crescimento de 16,4% na receita, impulsionado pela política de maior alocação de estoque em lojas e boa execução da estratégia de precificação. O canal digital apresentou crescimento de 8,6% no trimestre, acelerando em relação aos 3,5% observados no trimestre anterior.

As lojas Vivara apresentaram crescimento de 13% na receita, enquanto as lojas Life tiveram expansão de 31,1%. Por categoria de produtos, Joias representaram 49,8% do faturamento, seguidas por Life (35,4%) e Relógios (12,6%), sendo esta última a categoria com maior crescimento (25,1%).

Expansão e mercado

A companhia encerrou o trimestre com 461 pontos de venda, sendo 266 lojas Vivara, 184 lojas Life e 11 quiosques, com área total de venda de 38.641 metros quadrados. Durante o trimestre, foram inauguradas 4 novas lojas Life.

A Vivara ampliou sua participação no mercado brasileiro de joias, atingindo 22% de market share, um aumento de 6,9 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2024.

A base de clientes ativos cresceu 12,8% no período, totalizando 2,3 milhões de clientes em março de 2025. Na produção, a empresa atingiu a marca de 23 mil peças Life por dia, um aumento de 110% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para 2025, a companhia mantém sua perspectiva de abertura de 40 a 50 novas lojas e reafirma seu compromisso com a trajetória de crescimento sólido, tanto no canal físico quanto digital, com foco em aumento do nível de serviço, evolução das alavancas operacionais e inovação em seu portfólio de produtos. Esta projeção ocorre logo após a aprovação da distribuição de dividendos no valor total de R$ 155,18 milhões, anunciada em abril.

VIVA3: cotação e indicadores
Vivara

Preço
R$ 21,90
Dividend Yield
3,01 %
P/L
7,03
P/VPA
1,97

Tags: Vivara | VIVA3