Vivara (VIVA3) registra lucro recorde de R$ 653,4 milhões em 2024
Varejista de joias aumenta margem líquida para 25,4% e alcança receita de R$ 2,6 bilhões com forte expansão do canal físico

A Vivara (VIVA3) divulgou nesta quarta-feira, 19 de março, seus resultados financeiros do quarto trimestre e do ano fiscal de 2024, reportando um lucro líquido recorde de R$ 653,4 milhões, um expressivo crescimento de 71,4% em relação ao ano anterior. A margem líquida atingiu 25,4%, expansão de 7,9 pontos percentuais versus 2023.
A receita líquida da maior rede de joalherias da América Latina totalizou R$ 2,6 bilhões em 2024, representando um aumento de 17,8% em comparação com o ano anterior. A receita bruta, líquida de devoluções, alcançou R$ 3,2 bilhões, crescimento de 17,3% no período.
O desempenho foi impulsionado por uma forte evolução nas vendas mesmas lojas (SSS), que atingiu 15,6% em 2024, expressivo aumento de 8,5 pontos percentuais em relação ao patamar de 7,1% registrado em 2023. O canal de lojas físicas apresentou crescimento ainda mais robusto, de 19,5% no comparativo anual.
O EBITDA ajustado somou R$ 657,3 milhões em 2024, avanço de 37,1% em relação ao ano anterior, com margem EBITDA ajustada de 25,5%, expansão de 3,6 pontos percentuais. A companhia destacou que este foi o maior patamar de margem EBITDA já registrado em sua trajetória como empresa aberta.
A Vivara manteve seu ritmo de expansão em 2024, com a abertura de 72 novos pontos de vendas, sendo 71 no Brasil e uma unidade no Panamá, cumprindo seu guidance. Ao final do período, a rede contava com 456 pontos no Brasil, distribuídos entre 265 lojas Vivara, 180 lojas Life e 11 quiosques, além da unidade internacional. Mantendo sua estratégia de crescimento, a empresa já projetou para 2025 a abertura de 40 a 50 novas lojas das marcas Vivara e Life.
A base de clientes ativos cresceu 14,7% em relação a 2023, atingindo a marca de 2 milhões de consumidores. A companhia destacou que o ano foi marcado por evoluções significativas na estrutura corporativa e gestão de despesas, na alocação de produtos em loja e na melhora do nível de serviço prestado aos clientes. O desempenho expressivo da varejista também tem despertado interesse de investidores institucionais, como evidenciado pela recente participação de 5,54% adquirida pela Absolute Gestão de Investimentos.
Por categoria de produtos, as joias representaram 48,4% das vendas em 2024, seguidas pela linha Life (36,0%), relógios (13,6%) e acessórios (1,8%). A categoria de relógios foi destaque, aumentando sua participação no mix de vendas em 1,2 ponto percentual em relação a 2023.
A geração de caixa operacional da Vivara, após imposto de renda, juros e arrendamento, atingiu R$ 86,0 milhões no ano de 2024. No documento de resultados, a empresa também informou a realização de uma sessão de Q&A marcada para 19 de março, às 10h (horário de Brasília), que será conduzida por Elias Leal Lima, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia.
VIVA3: cotação e indicadoresVivara
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