Petrobras registra aumento de 5,4% na produção de petróleo no 1T25
Empresa atingiu recordes de produção no pré-sal e concluiu modernização da Refinaria Abreu e Lima

A Petrobras (PETR3, PETR4) registrou um aumento de 5,4% na produção média de óleo, LGN e gás natural no primeiro trimestre de 2025, alcançando 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed). A informação foi divulgada pela companhia em seu Relatório de Produção e Vendas nesta terça-feira, 29 de abril de 2025.
O crescimento na produção foi impulsionado principalmente pelo menor volume de perdas com paradas para manutenções, melhor eficiência operacional na Bacia de Santos, entrada em produção do FPSO Almirante Tamandaré no campo de Búzios e pelo ramp-up do FPSO Marechal Duque de Caxias no campo de Mero.
A estatal bateu recordes importantes neste trimestre, incluindo a produção de óleo e LGN operada no pré-sal, que atingiu 2,77 MMboed, superando o recorde anterior de 2,76 MMboed obtido no quarto trimestre de 2023. A produção total operada no pré-sal alcançou 3,38 MMboed.
No segmento de refino, a Petrobras concluiu as obras de modernização do Trem 1 da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), expandindo sua capacidade de processamento para 130 mil barris de petróleo por dia. A companhia destacou que a modernização permitirá aumentar a produção de derivados de maior valor agregado, principalmente diesel.
As vendas de derivados no mercado interno cresceram 2,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionadas principalmente pelo diesel (+6,2%), gasolina (+3,1%) e querosene de aviação (+7,5%). O diesel S-10 representou 66% das vendas totais de diesel.
A empresa também destacou sua primeira venda de VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil) com 24% de conteúdo renovável no mercado asiático, realizada em fevereiro de 2025. O produto é uma mistura de 76% de óleo combustível mineral e 24% de biocombustível feito de óleo de cozinha usado.
Outro destaque foi o aumento na participação do óleo do pré-sal na carga processada no parque de refino, que atingiu 73% neste trimestre, 2 pontos percentuais acima do registrado no 4T24 e igualando o recorde registrado no 3T24.
No campo da sustentabilidade, a Petrobras informou que as emissões de gases de efeito estufa das atividades de óleo e gás no primeiro trimestre foram de 11,3 milhões de toneladas de CO2e, um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2024, principalmente devido ao comissionamento de novas unidades. Vale lembrar que a companhia mantém solidez financeira reconhecida por agências de rating, o que sustenta seus investimentos em operações sustentáveis e projetos de expansão.
PETR4: cotação e indicadoresPetrobras
Leia também
Mais Lidas da Semana
1