Brava Energia anuncia novo Diretor de Operações Offshore
Ex-executivo da Petrobras e Braskem, Carlos Travassos assume cargo estratégico para operações em águas profundas

A Brava Energia (BRAV3) anunciou nesta sexta-feira, 25 de abril de 2025, que Carlos José do Nascimento Travassos assumiu oficialmente o cargo de Diretor de Operações Offshore da companhia. A informação foi divulgada em fato relevante, após a ratificação da indicação como Diretor Estatutário pelo Conselho de Administração.
O novo diretor substitui Carlos Ferraz Mastrangelo e chega para liderar um setor estratégico da primeira petroleira independente brasileira a desenvolver um sistema de produção em águas profundas desde sua fase inicial.
Com 39 anos de experiência no setor energético, Travassos é Engenheiro Mecânico com pós-graduação em Gestão de Negócios em óleo e gás e energias renováveis. Até dezembro de 2024, ocupou o cargo de Vice-presidente de Investimento e Tecnologias Digitais da Braskem.
O executivo desenvolveu grande parte de sua carreira na Petrobras, onde trabalhou por 35 anos em posições estratégicas no Brasil e no exterior. Entre os cargos de liderança ocupados, destacam-se: Diretor Executivo de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Gerente Executivo de Águas Profundas e Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia.
Durante sua trajetória, Travassos acumulou experiência no gerenciamento de projetos em exploração e produção, incluindo sistemas para o pré-sal, além da gestão de projetos em refinarias e infraestruturas logísticas. O executivo também liderou iniciativas de desenvolvimento tecnológico no Centro de Pesquisa da Petrobras e operações de campos em águas profundas nas Bacias de Campos e Espírito Santo.
A Brava Energia destacou a importância do trabalho realizado pelo antecessor, Carlos Mastrangelo, para o pioneirismo da companhia como a primeira petroleira independente do país a desenvolver operações offshore em águas profundas. A empresa agradeceu sua dedicação e expressou votos de continuidade de sucesso em sua carreira.
Travassos assume a diretoria em um momento importante para as operações offshore da companhia, que registrou produção de 71,7 mil barris por dia em março, sendo 37.365 boe/d provenientes de ativos offshore. Entre os principais desafios do novo diretor está a gestão de campos estratégicos como Atlanta, que recentemente conectou os poços 4H e 5H, e Papa-Terra, onde a empresa detém 62,5% de participação. A gestão desses ativos será fundamental para manter o robusto portfólio de reservas da companhia, que inclui 479 milhões de barris de óleo equivalente em reservas provadas.
A companhia reforçou seu compromisso com a transparência e as melhores práticas de governança corporativa, mantendo acionistas e o mercado devidamente informados sobre mudanças em sua estrutura de liderança. Essa movimentação ocorre em um período de mudanças acionárias significativas, com o Grupo Ebrasil Energia recentemente atingindo participação de 5,29% na companhia.
BRAV3: cotação e indicadoresBrava Energia
Leia também
Mais Lidas da Semana
1