Americanas: acionista minoritário indica membros para Conselho Fiscal
Porto Empreendimentos propõe candidatos para eleição que ocorrerá na AGOE de 29 de abril

A Americanas (AMER3) informou ao mercado nesta segunda-feira, 28 de abril de 2025, que recebeu a indicação de um candidato a membro efetivo e um candidato a membro suplente para o Conselho Fiscal da companhia por parte de seu acionista minoritário, Porto Empreendimentos e Participações S.A.
Os candidatos serão submetidos à eleição na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) convocada para o dia 29 de abril de 2025, às 11h00. Esta assembleia ocorrerá um mês após a disponibilização dos documentos financeiros referentes ao exercício de 2024. Para o cargo de conselheiro efetivo, foi indicado José Maria Rabelo, advogado com formação pela UFMG e ex-vice-presidente do Banco do Brasil entre 2005 e 2009.
O currículo do candidato efetivo também inclui passagens como Diretor-Superintendente da PREVIC (2011-2014) e Diretor de Desenvolvimento de Negócios da CEMIG (2017-2018). Atualmente, Rabelo é membro do Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos da Dexco S.A., função que exerce desde março de 2022.
Para a posição de conselheiro suplente, foi indicado Gustavo Fracaroli Castilho, engenheiro mecatrônico pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo atua como Head de Estruturação e Análise de Investimentos na MGC Holding desde junho de 2024.
Segundo o comunicado, ambos os candidatos cumprem com os requisitos previstos no artigo 162 da Lei nº 6.404/76 e apresentaram as devidas declarações de desimpedimento. O mandato dos conselheiros eleitos se estenderá até a AGOE de 2026.
A Americanas segue em processo de recuperação judicial após a crise deflagrada em janeiro de 2023, quando foram reveladas inconsistências contábeis bilionárias na empresa. Apesar dos desafios, a companhia conseguiu reportar lucro de R$ 8,3 bilhões em 2024, impulsionado principalmente por ganhos financeiros decorrentes da quitação das dívidas concursais. O Conselho Fiscal é um órgão independente da administração, responsável pela fiscalização dos atos dos administradores e verificação do cumprimento de seus deveres legais e estatutários.
AMER3: cotação e indicadoresAmericanas
Leia também
Mais Lidas da Semana
1