COPASA (CSMG3) conquista rating máximo 'AAA(bra)' da Fitch
Agência de classificação elevou nota da companhia mineira de saneamento destacando expectativa de margens de EBITDA superiores a 40%

A COPASA (CSMG3) informou nesta quinta-feira, 17 de abril de 2025, que a agência Fitch Ratings elevou seu Rating Nacional de Longo Prazo de 'AA+(bra)' para 'AAA(bra)', com perspectiva estável. A nova classificação, que representa o nível máximo na escala nacional, também se estende às 12ª, 13ª, 14ª, 15ª e 17ª emissões de debêntures quirografárias da companhia.
De acordo com o comunicado divulgado pela empresa mineira de saneamento básico, a elevação do rating reflete a expectativa da Fitch de que a COPASA manterá rentabilidade próxima à de seus pares mais eficientes do setor, com margens de EBITDA consistentemente superiores a 40%. Este patamar está alinhado com os resultados recentes da companhia, que reportou lucro líquido de R$1,32 bilhão em 2024 e manteve uma margem EBITDA ajustada de 39,7% no último exercício.
A agência de classificação de risco destacou que, mesmo com o aumento previsto na alavancagem financeira devido aos elevados investimentos necessários para cumprir as metas regulatórias de universalização dos serviços, a companhia deverá preservar um robusto perfil financeiro compatível com a nova classificação. Vale lembrar que a COPASA aprovou recentemente a emissão de debêntures no valor de até R$900 milhões para dar continuidade ao seu programa de investimentos.
O relatório da Fitch também ressalta que o perfil de crédito da COPASA se beneficia dos sólidos fundamentos do setor de saneamento básico brasileiro, baseados em demanda resiliente e em contratos de longo prazo firmados com a maioria dos municípios atendidos pela companhia. Essa avaliação positiva ocorre em um momento em que a empresa apresenta indicadores operacionais em crescimento e enquanto realiza estudos sobre possível desestatização solicitados pelo governo estadual.
A obtenção do rating 'AAA(bra)' representa um importante marco para a COPASA, sinalizando ao mercado sua solidez financeira e capacidade de honrar compromissos mesmo em cenários de expansão de investimentos para universalização dos serviços de água e esgoto.
A empresa informou que o relatório completo emitido pela Fitch Ratings foi devidamente arquivado nos sistemas eletrônicos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da B3. Recentemente, a COPASA também demonstrou seu compromisso com a remuneração aos acionistas ao aprovar dividendos complementares referentes ao quarto trimestre de 2024.
CSMG3: cotação e indicadoresCOPASA
Leia também
Mais Lidas da Semana
1