COPASA registra crescimento de 4,2% no volume de água e esgoto
Empresa aumentou base de clientes com expansão de 1,2% nas ligações de água e 2% em esgoto

A COPASA (CSMG3) divulgou nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025, seu relatório operacional referente ao primeiro trimestre de 2025, registrando crescimento de 4,2% no volume medido consolidado de água e esgoto em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este resultado positivo vem após a divulgação dos resultados financeiros de 2024, quando a companhia reportou lucro líquido anual de R$1,32 bilhão.
Segundo o comunicado, o volume medido de água atingiu 168,1 milhões de metros cúbicos, um aumento de 4,0% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Já o volume medido de esgoto alcançou 116,6 milhões de metros cúbicos, crescimento de 4,4% na mesma base comparativa.
A companhia atribuiu os resultados positivos a dois fatores principais: o incremento no número de economias de água (+1,2%) e de esgoto (+2,8%), além do maior período de consumo registrado no 1T25, que foi de 90,5 dias, contra 88,2 dias no 1T24, representando um aumento de 2,6%.
Os dados operacionais divulgados mostram que a COPASA encerrou o trimestre com 4,619 milhões de ligações de água, avanço de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. No segmento de esgoto, a empresa chegou a 3,213 milhões de ligações, expansão de 2,0%.
Em termos de economias (unidades de consumo), a companhia contabilizou 5,594 milhões para água (+1,2%) e 4,127 milhões para esgoto (+2,8%) no final do primeiro trimestre deste ano, mantendo a tendência de crescimento observada nos trimestres anteriores.
A COPASA ressaltou que, além do volume medido e das tarifas autorizadas pelo regulador, sua receita também é impactada por outros fatores, especialmente por variações em estimativas no consumo a faturar. Vale lembrar que a empresa segue com seu programa de investimentos, para o qual aprovou recentemente a emissão de debêntures no valor de até R$900 milhões.
A empresa mineira, controlada pelo estado de Minas Gerais, possui, em conjunto com sua subsidiária COPANOR, concessões em 75% dos municípios mineiros, atendendo aproximadamente 11,8 milhões de habitantes com serviços de abastecimento de água e 8,7 milhões com serviços de esgotamento sanitário. Esse relatório operacional surge em um momento estratégico para a companhia, que atualmente realiza estudos sobre possível desestatização solicitados pelo governo estadual.
Recentemente, a COPASA também aprovou dividendos complementares referentes ao quarto trimestre de 2024, reforçando seu compromisso com a remuneração aos acionistas.
CSMG3: cotação e indicadoresCOPASA
Leia também
Mais Lidas da Semana
1