Tupy (TUPY3) anuncia indicação de novos conselheiros para votação
Acionistas propõem 9 membros independentes para o Conselho de Administração e 3 para o Conselho Fiscal; eleição ocorrerá em 30 de abril

A Tupy (TUPY3) comunicou nesta sexta-feira, 28 de março de 2025, que recebeu dos acionistas BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), Caixa de Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) e Trígono Capital Ltda. a indicação de candidatos para compor o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal da companhia.
Segundo o comunicado, a chapa proposta para o Conselho de Administração é composta por 9 membros titulares e 3 suplentes, todos classificados como independentes. A eleição ocorrerá durante a Assembleia Geral Ordinária marcada para 30 de abril de 2025, às 15h00, que será realizada de forma 100% digital.
Para a presidência do Conselho de Administração foi indicado Jaime Luiz Kalsing, enquanto Márcio Antônio Chiumento foi apontado como candidato a vice-presidente. Entre os demais nomes para o órgão estão Ricardo Antonio Weiss, José Rubens de La Rosa, Wagner de Sousa Nascimento, Paula Regina Goto, Vinícius Marques de Carvalho, Sergio Foldes Guimarães e Marcio Bernardo Spata.
Já para o Conselho Fiscal, foram indicados três membros titulares: Francisco Ferreira Alexandre, João Augusto Monteiro e Marcos Alberto Pereira Motta, além de seus respectivos suplentes: Glauben Teixeira de Carvalho, Maria Elvira Lopes Gimenez e Rafael Caminha Marchesini.
A companhia informou que recebeu as declarações de desimpedimento aplicáveis aos candidatos indicados nas chapas, na forma do artigo 162 da Lei das S.A. O Conselho de Administração, assessorado pelo Comitê de Pessoas, Cultura e Governança, analisou a aderência de cada candidato à Política de Indicação de Membros do Conselho de Administração.
A renovação do Conselho coincide com o período de transição na liderança executiva da Tupy, já que o Conselho anunciou recentemente que Rafael Lucchesi assumirá a presidência a partir de 1º de maio de 2025, substituindo o atual CEO Fernando Cestari de Rizzo. Vale lembrar que a BNDESPAR havia sugerido formalmente o nome de Lucchesi para avaliação como potencial candidato à presidência.
Estas mudanças ocorrem logo após a companhia divulgar seus resultados financeiros de 2024, quando reportou lucro líquido de R$ 82 milhões, queda de 84,1% em comparação ao ano anterior, mas com recorde histórico de EBITDA e geração de caixa operacional. Para 2025, a empresa projeta uma recuperação das vendas, impulsionada parcialmente pelos novos contratos com montadoras que devem gerar receitas anuais de R$ 250 milhões quando atingirem seu potencial máximo.
As informações completas sobre os candidatos, incluindo seus currículos e experiências profissionais, foram divulgadas no Anexo I do Aviso aos Acionistas, disponibilizado nos sites da CVM, da B3 e na área de Relações com Investidores da Tupy.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1