Natura (NTCO3) anuncia programa de recompra de até 52,6 milhões de ações
Plano aprovado pelo Conselho de Administração representa 3,8% do total de ações da companhia e terá duração de 12 meses

A Natura &Co Holding S.A. (B3: NTCO3) anunciou nesta terça-feira, 18 de março de 2025, a aprovação de um programa de recompra de ações pelo seu Conselho de Administração. A iniciativa autoriza a aquisição de até 52.631.578 ações ordinárias da companhia, o que representa aproximadamente 3,8% do total de ações emitidas e 6,2% das ações em circulação no mercado.
De acordo com o fato relevante divulgado pela empresa, o objetivo do programa é "maximizar a geração de valor para os acionistas da Companhia por meio de uma administração eficiente de sua estrutura de capital". As ações adquiridas poderão ser mantidas em tesouraria, destinadas a bonificações, alienadas no mercado ou canceladas, sem redução do capital social.
O período estabelecido para a execução do programa é de 12 meses, com início em 17 de março de 2025 e término em 17 de março de 2026. As operações serão realizadas exclusivamente na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, a preços de mercado, com intermediação do Itaú Corretora de Valores S.A.
A companhia informou que as operações serão suportadas pelo montante global das reservas de capital e que possui recursos suficientes para a execução completa do programa. Esta movimentação ocorre poucos dias após a empresa divulgar seus resultados financeiros, que mostraram uma redução significativa do prejuízo líquido e uma dívida líquida de R$ 2,4 bilhões ao final do último trimestre de 2024. O Conselho de Administração destacou que a recompra não afetará o cumprimento das obrigações com credores nem o pagamento de dividendos obrigatórios.
Segundo o documento, a Diretoria da Natura será responsável por estabelecer o momento e a quantidade exata de ações a serem adquiridas, respeitando os limites aprovados e a regulamentação aplicável. As ações mantidas em tesouraria não terão direitos patrimoniais ou políticos enquanto permanecerem sob posse da empresa.
Adicionalmente, a companhia destacou que o programa não terá impactos na composição do controle acionário ou na estrutura administrativa da sociedade. Vale lembrar que a Natura continua avaliando alternativas estratégicas para as operações da Avon fora da América Latina, após o término do período de exclusividade com a gestora IG4, que estava em negociações para a potencial aquisição desse negócio. A Natura se comprometeu a manter acionistas e mercado informados sobre o andamento do programa por meio de comunicados oficiais.
NTCO3: cotação e indicadoresNatura
Leia também
Mais Lidas da Semana
1